Moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, podem trocar alimentos não perecíveis por mudas nativas frutíferas. As mudas serão distribuídas nesta quarta-feira (09), no sistema drive trhu, pelo Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A ação conta com a parceria da Prefeitura de Ponta Grossa, que vai destinar os alimentos arrecadados para famílias impactadas pela pandemia. Com a doação de um quilo de alimento não perecível, é possível retirar duas mudas. A expectativa com a troca é arrecadar mais de uma tonelada de produtos para serem doados.
- Serviços de perfuração de poços devem ser regularizados junto ao IAT
- Mapas da RMC vão orientar uso do solo com impacto no desenvolvimento
Estão disponíveis 2.350 mudas que foram solicitadas pelo sistema do IAT e não foram retiradas pelos requerentes. São espécies de araçá, gabiroba, pitanga, cerejeira, aroeira e canafístula. O chefe regional do IAT em Ponta Grossa, Ivan Loureiro, explica que quando o órgão recebe o pedido via sistema as mudas são retiradas da estufa e preparadas para entrega.
“Essa muda tem um período para ser encaminhada ao requerente, senão ocorre o enovelamento no tubete e podemos perdê-la. São espécies frutíferas nativas e específicas para arborização, ou seja, ideais para serem plantadas no quintal das pessoas”, afirma.
DRIVE TRHU – A entrega de alimentos e a retirada de mudas pelo drive trhu podem ser feitas das 9h às 17h, nesta quarta-feira (09), na sede do Escritório Regional do IAT, localizada na Rua Balduíno Taques, 217, no Bairro Estrela.