O Instituto Água e Terra (IAT) aderiu à campanha estadual Paraná Piá. De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (13), foram arrecadados de 4.376 brinquedos. O Instituto é vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
A ação Paraná Piá foi liderada pela Superintendência Geral de Ação Solidária e envolveu todas as secretarias e órgãos estaduais. O objetivo foi arrecadar brinquedos e peças de vestuário novos para serem doados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A população também doou aos escritórios regionais casquinhas de sorvetes, roupas, calçados e alimentos, que contribuíram para um Dia das Crianças mais alegre. “O trabalho voluntário envolve amor, empatia e compaixão. Somos muito gratos a todos os paranaenses que contribuem para essas campanhas de solidariedade”, afirmou a presidente do Conselho de Ação Solidária e primeira-dama do Paraná, madrinha do projeto, Luciana Saito Massa.
Em algumas cidades, o IAT aproveitou a campanha para promover, junto com a arrecadação de brinquedos, a distribuição gratuita de mudas de espécies nativas, produzidas nos viveiros. Ao todo, foram distribuídas 2.894 mudas de árvores nativas frutíferas.
O secretário Márcio Nunes destaca a mobilização humanitária do órgão ambiental ao aderir à campanha. “É uma ação que demonstra o comprometimento do órgão ambiental nas políticas sociais do Governo do Estado. Assim como fizemos diversas ações de distribuição de mudas em troca de alimentos, pensamos em ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade nessa iniciativa”, disse.
Desde o mês de junho, o IAT promove campanhas de distribuição de mudas de árvores nativas em troca de doações para ajudar principalmente famílias que perderam renda durante a pandemia da Covid-19. Até o momento, já foram arrecadadas mais de 30 toneladas de alimentos em todo o Estado, além de roupas e calçados.
CAMPANHA – A mobilização do IAT envolveu as prefeituras, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Defesa Civil e empresários. Participaram os escritórios regionais de Jacarezinho, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Pitanga e União da Vitória.
“Colocamos nossos escritórios regionais para ajudar a mobilizar as pessoas de todas as regiões e contribuir para as campanhas sociais”, destacou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.
Os paranaenses que retiram mudas das campanhas solidárias recebem um informativo sobre como fazer o plantio. O objetivo é que elas sejam plantadas da forma correta para que se tornem árvores saudáveis.
A ação faz parte do programa Paraná Mais Verde, que já distribuiu mais de 5 milhões de mudas de árvores nativas desde 2019. A meta é entregar cerca de 10 milhões de mudas nos próximos anos, contribuindo para o reflorestamento do Estado.
As árvores são dos 19 viveiros florestais do IAT, que têm capacidade de produzir cerca de 3 milhões de mudas por ano de mais de 100 espécies nativas. A disponibilidade de espécies nos viveiros respeita a época adequada de produção.
Para consultar e solicitar mudas disponíveis clique AQUI.