Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) autuaram nesta sexta-feira (8) um criador de pássaros de Umuarama, no Noroeste do Paraná, por posse irregular, ou seja, sem autorização ambiental, de 11 aves. Elas foram apreendidas durante uma ação de fiscalização de rotina na região. As multas, somadas, alcançaram R$ 5,5 mil.
Após a apreensão, os pássaros resgatados – cinco coleirinhos (Sporophila caerulescens), três galos-de-campina (Paroaria dominicana), duas iraúnas-grandes (Molothrus oryzivorus) e um coleiro-do-brejo (Sporophila collaris) – foram encaminhados para o viveiro florestal do IAT de Umuarama para testes e período de readaptação.
Já em Guarapuava, região Central do Estado, técnicos do IAT devolveram à natureza nesta sexta-feira (8) um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). O animal, um macho adulto, estava em uma residência da região, no bairro São Cristóvão.
Após ser capturado pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, o lobo-guará foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) que funciona no câmpus da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) para exames veterinários. Após a confirmação do bom estado de saúde, o animal foi solto novamente em seu habitat.
DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.