IAT abre nova turma para capacitação de brigadistas voluntários

Com etapas teóricas e práticas, a capacitação tem o propósito de ampliar o efetivo do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna). A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta sexta-feira (26). Único pré-requisito é estar inscrito no programa de Voluntariado de Unidades de Conservação do Paraná (VOU).
23/07/2024 - 16:13

O Instituto Água e Terra (IAT) abriu o período de inscrição para uma nova turma de capacitação de brigadistas voluntários do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna). O curso, oferecido pela Defesa Civil do Paraná em parceria com o IAT e o Corpo de Bombeiros do Paraná, trabalha com temas ligados à prevenção e contenção de incêndios florestais e servirá para ampliar o quadro de voluntários do órgão. A nova edição da iniciativa é voltada para os moradores de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, mas qualquer pessoa pode participar.

As inscrições vão até sexta-feira (26), são gratuitas e podem ser feitam de forma online no site da Escola de Defesa Civil. Antes, porém, é necessário estar vinculado ao programa de Voluntariado de Unidades de Conservação do Paraná (VOU), coordenado pelo IAT – o cadastro pode ser feito por este linkVeja o passo a passo AQUI .

O curso é feito de forma semipresencial com 40 horas/aula, dividido em duas etapas. A primeira, teórica, tem 25 horas/aula, e será realizada de forma remota do dia 29 de julho até 26 de agosto. Depois, haverá a etapa prática, com 15 horas/aula, em local a ser definido.

“Esse curso servirá para estarmos preparados para atender a desastres que possam ocorrer nas Unidades de Conservação, como incêndios nos períodos de estiagem. Há muitas pessoas que têm interesse em ajudar nessas situações, mas não possuem a capacitação adequada, então vamos prepará-las para poderem contribuir em caso de necessidade”, afirma Marina Rampim, bióloga do IAT e chefe dos parques estaduais Serra da Baitaca e Pico Paraná.

A última edição do curso foi concluída no final de junho, na Floresta Estadual Metropolitana em Piraquara. Ao final do treinamento, 65 novos voluntários se tornaram capacitados para integrar a brigada do Previna.

VOU – O VOU é uma proposta do IAT que possibilita o ingresso de pessoas que colaboram de forma espontânea em diferentes atividades de manejo e gestão para proteger as UCs do Paraná.

Os voluntários se envolvem em atividades como o atendimento ao visitante, manutenção de trilhas e/ou instalações de novos espaços, em projetos de educação ambiental e pesquisa, em trabalhos administrativos de UCs, em ações de recuperação de áreas degradadas ou ainda na implementação de projetos de manejo das UCs. Há disponibilidade de alojamento, alimentação e transporte, além de seguro contra acidentes.

Assim como o VOU, o Previna é também uma atividade voltada para voluntários, mas com foco na prevenção e para o combate aos incêndios florestais nas UCs, garantindo a preservação dos patrimônios ambientais existentes no Paraná.

O Previna foi estabelecido em 2018 com o Decreto Estadual nº 10.859 para proporcionar a preservação dos patrimônios ambientais existentes no Estado. Ele vincula ações de meio ambiente, segurança pública e defesa civil para identificar recursos e organizar a resposta, garantindo que seja rápida e efetiva. Uma parte importante do programa envolve a sociedade civil. Assim as atividades de prevenção se multiplicam.

PREVENÇÃO – Se avistar um foco de incêndio em uma UC, o indicado é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais. Outras recomendações incluem se afastar do lugar para evitar acidentes e alertar a equipe do IAT responsável pela unidade, que também saberá como lidar com as chamas.