A Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) marcou presença no evento Paraná Mais Cidades, que reúne em Foz do Iguaçu, entre 13 e 14 de fevereiro, os gestores dos 399 municípios paranaenses. Durante o encontro, a companhia pôde colocar em pauta a transformação digital da administração pública, incluindo o uso de inteligência artificial e biometria nos serviços oferecidos para o paranaense.
Na palestra desta quinta-feira (13), a Celepar conduziu uma apresentação sobre como utilizar essas tecnologias emergentes para aprimorar a eficiência dos serviços públicos e a interação entre governo e cidadão. Palestraram o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, o gerente de dados, Analytics e Inteligência Artificial, Marcelo Hummelgen, e o diretor de Mercado, André Telles.
Um exemplo de uso da IA generativa (capaz de criar conteúdo) é o chatbot do site da Ponte de Guaratuba, uma parceria entre a Celepar e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A ferramenta, lançada em janeiro, funciona como um assistente virtual: recebe e interpreta perguntas do cidadão sobre a construção da ponte e, então, fornece as respostas solicitadas, com dados confiáveis e atualizados.
Esse tipo de tecnologia também está presente nas salas de aula. Desde o segundo semestre de 2024, o Aprendiz Inteligente é utilizado como projeto-piloto em 10 instituições de ensino da rede estadual voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ferramenta conta com inteligência artificial generativa e preditiva para duas finalidades: auxiliar estudantes, criando questões e experiências personalizadas de aprendizagem, e auxiliar as instituições de ensino e docentes, provendo diagnósticos da performance acadêmica de seus alunos.
Alimentado com videoaulas e materiais didáticos, o Aprendiz Inteligente cria questões com base nesse conteúdo. Depois, analisando o desempenho de cada aluno, entende seu ritmo de aprendizagem, dificuldades e habilidades. A partir disso, a IA é capaz de oferecer uma trilha personalizada de estudo, recomendando material de reforço com exercícios adicionais ou desafios específicos.
A ferramenta também pode ser utilizada para que as escolas ou secretarias de Educação possam obter indicadores de como será a performance dos estudantes em avaliações como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A IA apresenta probabilidades de como será o desempenho de cada município, colégio, série, turma e aluno na avaliação nacional.
"A inteligência artificial revoluciona a gestão pública ao automatizar processos, gerar relatórios inteligentes e otimizar a análise de dados. Ela ajuda o gestor público a obter uma visão ampla e detalhada da realidade. Assim, ele pode extrair insights que orientam decisões mais precisas e efetivas", afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Dados, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.
- Fomento Paraná anuncia retomada de linha de crédito para afetados por desastres
- No Paraná Mais Cidades, Estado estimula a criação de novos Procons Municipais
OUTROS EXEMPLOS – Hummelgen citou, ainda, inovações tecnológicas no governo que envolvem biometria. A Chamada Inteligente, por exemplo, registra automaticamente a presença de estudantes por meio do reconhecimento facial. Ela está em uso em 1,7 mil colégios da rede estadual, auxiliando o professor a agilizar a chamada e ter mais tempo para o processo de ensino-aprendizagem.
Outro exemplo é a atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O recurso, que está em projeto-piloto, permite que o condutor realize a troca da imagem por meio do aplicativo Detran Inteligente. Para atestar a identidade do condutor, a inteligência artificial analisa uma selfie e realiza o reconhecimento facial, utilizando técnicas de antispoofing (conjunto de medidas projetadas para impedir a falsificação de identidade em sistemas digitais).
Durante a palestra, a companhia também apresentou seu portfólio de produtos voltados aos diversos segmentos da administração pública. Algumas das principais soluções apresentadas foram a plataforma de Gestão de Ouvidoria, que fortalece a comunicação entre cidadãos e administração pública, e o Mural Digital, que facilita a divulgação de informações importantes por meio de displays eletrônicos.
"A tecnologia é uma aliada fundamental para a gestão pública eficiente. Nossos produtos ajudam os municípios a modernizar serviços e oferecer mais transparência e agilidade para a população. Estamos aqui para apoiar as prefeituras na transformação digital, garantindo inovação e segurança na administração dos municípios", disse o diretor-presidente da companhia, Gustavo Garbosa.