Hospital do Sudoeste
fará mutirão de catarata

O hospital vai promover nos dias 27, 28, 29 e 30 cerca de 700 cirurgias de catarata e pterígio (crescimento benigno de tecido na córnea do olho), atendendo demanda dos 27 municípios incluídos na 8ª Regional de Saúde.
10/06/2019 - 15:00

O Hospital Regional do Sudoeste, de Francisco Beltrão, vai promover no final deste mês um mutirão de procedimentos de oftalmologia, o que significa fazer 700 cirurgias de catarata e pterígio (crescimento benigno de tecido na córnea do olho), atendendo demanda dos 27 municípios incluídos na 8ª Regional de Saúde. O investimento total é de R$ 800 mil.

"Pretendemos investir nesse tipo de ação com mais frequência, para diminuir as filas de espera e oferecer melhor qualidade de vida a todos os paranaenses", diz o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo a diretora-geral do Hospital do Sudoeste, Cintia Ramos, estuda-se a realização de um mutirão também para os municípios da 7ª Regional.

Já foi assinado termo de cooperação entre o hospital, que vai fornecer material e insumos para os procedimentos, e a Associação Regional de Saúde do Sudoeste, responsável pelo pagamento dos honorários médicos. A ação está em consonância com a portaria ministerial do Mutirão de Eletivas.

Do total de cirurgias, 600 procedimentos serão de catarata (a cirurgia é a única forma de tratar a doença) e os outros 100 de pterígio .

As cirurgias serão nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, no próprio hospital, que é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), ligada a Secretaria de Estado da Saúde.