Hospital de Dermatologia do Estado promove encontro com gestores municipais de saúde

Participaram gestores de 20 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Objetivo foi que secretários dos municípios que enviam pacientes à unidade pudessem conhecer melhor os serviços e fluxos de acesso.
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29/11/2024 - 16:42
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Gestores da saúde de 20 municípios da Região Metropolitana de Curitiba estiveram nesta sexta-feira (29) no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara. A unidade hospitalar, pertencente ao Governo do Estado, organizou o encontro estratégico para que secretários de municípios que enviam pacientes ao HDSPR pudessem ter melhor compreensão sobre o serviços prestados, além de obter informações sobre atendimentos, pacientes e encaminhamentos realizados.

Os representantes do Conselho de Secretários de Saúde da Região Metropolitana (Cresems) puderam conhecer melhor os fluxos de acesso e protocolos de encaminhamento com avaliação dos serviços prestados aos pacientes. Também visitaram as instalações da unidade e estiveram no museu do hospital, um dos prédios históricos do complexo, construído na década de 1940, que preserva todo o acervo e a memória do tratamento de hanseníase na época em que o hospital era o antigo “leprosário” São Roque.

Com o apoio da secretaria estadual da Saúde (Sesa), o HDSPR foi modernizado, equipado, e hoje recebe mais de 5 mil pessoas por mês para atendimento nas especialidades de dermatologia e angiologia, com um ambulatório de feridas e serviço de estomatoterapia (área que trata feridas agudas e crônicas, fístulas). É referência para 44 municípios pertencentes às Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba e União da Vitória.

Para a diretora-geral do HDSPR, Maristela Zanella, o resultado foi bem positivo. “Na medida em que a unidade se aproxima dos municípios, onde residem os pacientes que são encaminhados para o hospital, se torna mais fácil a compreensão dos gestores em relação aos atendimentos realizados no local. Isso nos ajuda a articular a relação entre a atenção primária e atenção secundária”, explicou.

“Temos a oportunidade também de, como prestadores de serviço, levar a informação para os gestores. Na verdade, quem sai ganhando é o paciente, pois esse trabalho resulta em maior otimização do recurso público”, afirmou Maristela.

REFERÊNCIA - Para a secretária municipal da Saúde de Campo Largo e presidente do Cresems, Danielle Cristine Fedalto, conhecer a estrutura hospitalar e o processo de trabalho foi uma ação positiva. “Pauta importante pelo fato de o hospital ser referência nessa região em especialidades como ambulatório de feridas, dermatologia e vascular. Essa organização e discussão do processo de trabalho do prestador junto aos municípios é fundamental para melhorias no sistema único de saúde”.

Em outubro o hospital comemorou 98 anos. Nos últimos anos houve a ampliação de serviços proporcionando números recordes de atendimentos mensais, passando de 11.829 em janeiro para 14.978, em outubro. No período foram 134.340 atendimentos, uma média mensal de 13.434. No ano passado essa média foi de 10.411 atendimentos por mês.

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