Hospital Regional do Centro-Oeste será unidade escola para estudantes da Unicentro

Professores da instituição e os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde que estejam regularmente matriculados poderão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, terão estrutura para realizar atividades práticas e para aplicar conhecimentos e aprimorar suas aptidões.
21/08/2024 - 18:40

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), formalizou nesta quarta-feira (21) um termo de cooperação técnica visando a utilização do Hospital Regional Centro-Oeste (HRCO), na região Central do Paraná, como hospital-escola da universidade.

O termo tem a duração de 60 meses e autoriza os alunos do curso de Medicina da Unicentro a fazer o internato na unidade hospitalar. A graduação em Medicina na instituição teve início em 2019 e esta será a primeira turma de alunos que iniciará o internato, realizado no quinto ano do curso.

Além destes estudantes, alunos de outros cursos da saúde como Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins como Serviço Social, também estão autorizados a realizar atividades no Hospital Regional.

Eles estarão inseridos no contexto e rotina hospitalar e, além de terem à disposição toda a estrutura do hospital, também podem contar com o bloco pedagógico (externo), que proporciona ambientes destinados à educação, como auditório, biblioteca e duas salas de aula.

“Há dois anos as tratativas para esse convênio foram iniciadas, e o resultado é essa parceria que já existia, mas que agora será intensificada. Esse é mais um avanço na região para a prestação de uma assistência qualificada e acolhedora. O termo simboliza uma nova fase no hospital”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.

O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para a prática profissional.

A unidade atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde e teve um importante papel na pandemia, assumindo uma posição de referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Também está se consolidando como uma referência em atendimento cirúrgico para toda a região, com uma média de 540 cirurgias por mês.

Para o assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lucas Araújo, a ampliação e formalização de parcerias são essenciais para a consolidação do curso de Medicina da Unicentro. “A universidade vai formar a sua primeira turma neste ano e sabemos o quanto é importante a prática e a organização das unidades de saúde para a formação dos profissionais”, disse.

“Reconhecemos o esforço de todos os envolvidos para que o documento que está sendo assinado hoje atendesse às necessidades da universidade. Este é um passo significativo, não apenas para o curso de Medicina, mas também para os demais cursos da área da saúde”, completou Araújo.

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, comenta que regulamentar o vínculo entre o hospital e a universidade formaliza a parceria que já é realizada no ensino e prática dos cursos.

“Estamos estreitando o laço entre a Unicentro e o Hospital Regional na cidade de Guarapuava. A primeira turma do nosso curso de Medicina está no último ano e a necessidade do internato é bastante grande. Saímos daqui muito felizes, é uma grande vitória essa assinatura”, comemorou.

ATENDIMENTO – O hospital atende várias especialidades sendo em sua maioria, cirurgia geral, ortopedia e urologia. Além dessas, a unidade também é referenciada para atendimentos de urgência.

Em 2024 foram inaugurados 52 novos leitos, o que permitiu aumentar a capacidade total para 112 leitos estrategicamente distribuídos: 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral. Desde então, foram 3.274 cirurgias realizadas.

“Se existe uma estrutura tão importante e que pode ser uma estrutura também relevante para a formação, para o ensino de uma universidade estadual, não teria por que a gente não avançar nesse contexto”, complementou o presidente da Funeas, Geraldo Gentil Biesek

PRESENÇAS – A reunião foi acompanhada pelo vice-reitor Ademir Fanfa Ribas; o coordenador do Curso de Medicina, Abrão Melhem Júnior; e a chefe da Divisão de Relações Acadêmicas com Unidades de Saúde da Unicentro, Kelly Holanda Prezotto.