Hospital Regional de Guarapuava realizou mais de 3,7 mil cirurgias eletivas em um ano

23/07/2024 - 15:39

O Hospital Regional do Centro-Oeste - Deputado Bernardo Ribas Carli (HRCO), em Guarapuava (Centro-Sul), realizou 3.769 cirurgias eletivas desde a abertura do centro cirúrgico da unidade, em julho do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O maior número de cirurgias foi registrado este ano, após investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas).

Ao todo, de janeiro a julho deste ano foram 3.573 procedimentos, e de julho a dezembro do ano passado, 196 cirurgias, com um investimento de R$ 15 milhões da Sesa. Os procedimentos incluem cirurgia geral e nas especialidades de ortopedia, urologia, pediatria, bucomaxilar e de cabeça e pescoço. A maior demanda é voltada para a área de ortopedia, somando 1.216 cirurgias em um ano.

“O hospital foi uma das prioridades da nossa gestão, e fizemos um esforço em conjunto com a Funeas para viabilizar a ampliação dos atendimentos. Há um ano conseguimos colocar o centro cirúrgico em funcionamento e atualmente o hospital possui capacidade para realizar até 500 cirurgias mensais”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Josnei Dal Santos, de 48 anos, é servidor público, mora em Guarapuava e precisou fazer uma cirurgia no joelho. O procedimento foi no HRCO em maio deste ano. “Minha cirurgia foi um sucesso. Fui muito bem atendido e quero parabenizar e enaltecer essa equipe, o trabalho das enfermeiras, dos médicos, a forma e o carinho que trabalham com responsabilidade, profissionalismo e respeito”, disse.

Segundo ele, o cuidado da equipe médica na hora do procedimento também foi fundamental para a sua recuperação. “Na hora da incisão o médico optou por fazer uma cirurgia menos invasiva, que resultou na minha recuperação em bem menos tempo, não tive dor e nenhuma complicação”, completou. Josnei é policial militar e retornou ao trabalho há duas semanas.

Atualmente o hospital que é gerido pela Funeas, conta com 112 leitos, sendo 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 30 leitos de enfermaria e 72 leitos clínicos cirúrgicos, e 500 profissionais. A estrutura do HRCO possui 16 mil metros quadrados e integra as unidades próprias do Estado. O hospital atende a demanda dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, de outros 73 municípios da Macrorregião Leste, além de dar suporte para solicitações de outras regiões do Estado, encaminhadas pela Central de Acesso a Regulação do Paraná (Care/PR).

A obra do hospital iniciou em 2015, e foi entregue parcialmente em 2020 para atendimento exclusivo da Covid-19, registrando mais de 3,6 mil atendimentos até junho de 2022, quando passou a ter gestão da Funeas. Desde então já foram investidos mais de R$ 103,6 milhões para aquisição de equipamentos, melhorias na estrutura e custeio da unidade, que agora dá suporte na realização de procedimentos cirúrgicos eletivos do Estado.