Histórias de servidores ajudam a contar a trajetória do Palácio Iguaçu em 70 anos

Série especial da Agência Estadual de Notícias sobre os 70 anos do prédio que abriga a sede oficial do Governo do Paraná apresenta a história de servidores que atuam local. É o caso de Merli Garcia, que trabalha no Iguaçu há mais de quatro décadas. Já José Neres dos Santos começou a trabalhar no Palácio com 14 anos. Foi o seu primeiro e único emprego.
Publicação
11/12/2024 - 08:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Recém-formada no curso de datilografia para o uso da máquina de escrever, Merli Garcia não imaginava que, aos 18 anos, entraria no ambiente de trabalho que faria parte da sua vida por mais de quatro décadas. Foi em 1978 que ela começou a trabalhar no Palácio Iguaçu, sede oficial do Governo do Paraná, que comemora 70 anos no próximo dia 19 de dezembro. Das sete décadas do Palácio, Merli já contabiliza 46 anos atuando no local, sendo a servidora na ativa com mais tempo de casa.

Hoje, a servidora atua na Casa Civil, no departamento responsável pela redação de atos oficiais do Governo do Paraná. Mas tantos anos dedicados ao serviço público também se entrelaçam com a história pessoal de Merli. “Além da parte profissional, teve a parte amorosa. Conheci meu esposo, em 1982, nos corredores do Palácio. Tivemos uma troca de olhares, nada sério, mas mexeu com o coração. Dois anos depois, nos casamos e temos dois filhos. Já são 38 anos de casamento”, lembra.

Para celebrar o aniversário do Palácio Iguaçu, inaugurado em 1954, em comemoração aos 100 anos da Emancipação Política do Estado, a Agência Estadual de Notícias lançou a série especial “Palácio Iguaçu 70 anos”.

O especial é dividido em três episódios, que explicam o contexto histórico da construção do Palácio e abrem as portas da sede oficial do governo para mostrar os espaços e as obras de arte presentes. No terceiro episódio, são destacadas as histórias dos servidores que fazem o dia a dia do Palácio Iguaçu.

Histórias como a de Merli, e também a de José Neres dos Santos, que tem no currículo apenas um local de trabalho: o Palácio Iguaçu. Ainda adolescente, aos 14 anos, ele integrou um grupo de Guardas-Mirins que atuariam na sede oficial do Governo. “Eu passava na frente do prédio, sem saber o que era, e pensava: ‘um dia eu vou trabalhar aí dentro’”, conta.

O projeto Guarda-Mirim promove a inserção de adolescentes, a partir dos 14 anos, no mundo do trabalho e hoje é coordenado pela Secretaria da Educação.

Sua primeira função foi como ascensorista do elevador central do Palácio. Na época, era tudo manual. “Eu precisava girar uma manivela para abrir e fechar a porta do elevador. Às vezes, prendia um ou outro, mas no fim terminava em risadas”, diz. 

Hoje, aos 57 anos ele atua no Núcleo Financeiro Setorial da Casa Civil. “Sempre fui muito curioso e acho que isso me ajudou a evoluir e conseguir oportunidades que me permitiram crescer profissionalmente por aqui mesmo”, diz.

Regina Emilia Greca, a Dona Gica, trabalha no Governo há mais de 20 anos, no cerimonial. Ela é responsável pelas visitas ao Palácio Iguaçu. "Só ano passado mais de três mil pessoas participaram dessas visitas", afirma.

Paulo Yamaguchi, há 30 anos no Palácio, é outro personagem emblemático. Como garçom, ele já atendeu a família imperial do Japão, dezenas de chefes de Estado e a princesa da Dinamarca, Benedikte. 

Além de abrigar o gabinete do governador e do vice-governador, o Palácio Iguaçu é a sede da Casa Civil, Casa Militar, Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Comunicação. É a partir dele que são publicados os decretos, encaminhados os projetos de lei para a Assembleia Legislativa e divulgadas as ações governamentais para a sociedade. Trabalham nele, ainda, entre centenas de servidores, garçons, cozinheiros, faxineiras, jardineiros, policiais militares, estagiários, e técnicos e especialistas de diversas áreas.

NA TELEVISÃO – Gravada em 4K, a série especial sobre o Palácio Iguaçu ficará disponível no canal do YouTube do Governo do Paraná. Na televisão, o episódio será transmitido na programação da TV Paraná Turismo no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET.

Assista às histórias dos servidores que fazem o dia a dia do Palácio:

GALERIA DE IMAGENS