Heróis do Fogo: show da banda do Corpo de Bombeiros abre comemorações de aniversário

A banda subiu ao palco com 42 integrantes, incluindo voluntários e convidados, levando aos presentes o som de 12 instrumentos diferentes (flauta, clarinete, sax, trompete, trombone, trompa, tuba, percussão, teclado, baixo, guitarra e bateria). O show ocorreu no Teatro da Unespar, em Curitiba.
08/10/2024 - 09:30

Com um repertório de 12 músicas, a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou, na noite desta segunda-feira (7), a primeira apresentação desde sua criação, em fevereiro de 2024. O evento, batizado de Heróis do Fogo in concert, marcou o início da semana de comemoração dos 112 anos da Corporação – cujo aniversário é nesta terça-feira (8). O show ocorreu no Teatro da Unespar, em Curitiba.

A banda subiu ao palco com 42 integrantes, incluindo voluntários e convidados, levando aos presentes o som de 12 instrumentos diferentes (flauta, clarinete, sax, trompete, trombone, trompa, tuba, percussão, teclado, baixo, guitarra e bateria). Antes dessa segunda-feira, a banda só havia tocado em público acompanhando a passagem do Corpo de Bombeiros no desfile da Independência, na capital paranaense.

Para a estreia do conjunto musical nos palcos, justamente em uma semana especial para os bombeiros militares do Paraná, os integrantes decidiram promover um tributo a quem dedica a vida para salvar o próximo, celebrando assim os Heróis do Fogo. O rock dominou a noite, mas o setlist teve espaço ainda para o gospel, para a "Soldado do Fogo", com a plateia acompanhando em pé, e um dobrado – uma espécie de marcha militar.

Maestro chefe da banda, o primeiro sargento Eduardo Armstrong Domingues explicou que a escolha das músicas foi criteriosa, com o intuito de valorizar o trabalho do bombeiro militar e da Corporação, mas também de dar um recado ao público sobre união, sobre estar presente para os outros. O resultado dessa experiência, segundo ele, foi muito positivo.

“Eu não tenho como descrever, porque é uma coisa sobrenatural. Surpreendeu a todos, inclusive a mim. Eu estava meio receoso de como sairia esse primeiro concerto, mas superou as expectativas, deu tudo certo”, descreveu ele, que cantou a música “Amigo estou aqui”, que simboliza muito o espírito do show.

COMANDO VISIONÁRIO – Em meio a canções internacionalmente conhecidas, o grupo também tocou uma composição própria, produzida em homenagem ao coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR. Um dos idealizadores da criação da banda e responsável pela emancipação da Instituição em relação à Polícia Militar, no final de 2022, ele foi exaltado com o dobrado “Comando Visionário”, escrito pelo primeiro sargento Eduardo Armstrong Domingues.

Presente ao teatro com a família, Vasco ficou honrado com o reconhecimento. “A música é emocionante, o registro de uma luta. A satisfação é enorme. Tenho que agradecer a cada integrante da Corporação, que entendeu a importância da emancipação”, comentou.

“Eu sabia que o show seria muito bom, mas foi acima das expectativas. Cada um dos integrantes da banda conseguiu mostrar realmente amor naquilo que estava fazendo. Tenho certeza de que será o primeiro de muitos concertos”, finalizou o coronel.

PÚBLICO – A apresentação Heróis do Fogo in concert, com duração de cerca de uma hora, encheu a casa de shows. Cada ingresso adquirido foi trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Instituto Betânia de Ação Social.

Para o professor Fernando Voll, de 40 anos, a apresentação foi uma ótima forma de iniciar a semana. “O que mais me surpreendeu foi o repertório. Não estava esperando que fossem tocar rock. Foi muito legal”, contou.

Quem também aprovou a noite musical foi o soldado bombeiro militar Carlos Eduardo Mann, de 32 anos, que destacou a emoção transmitida em cada música como o grande mérito da banda. “Foi uma primeira apresentação brilhante. A gente sabe das dificuldades, a banda ainda não está completa, e mesmo assim foi um espetáculo. Uma honra fazer parte desse momento”, opinou.

COMEMORAÇÕES – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) completa 112 anos nesta terça-feira (8). Para comemorar a data, foram organizados eventos durante toda a semana. A abertura dos trabalhos foi justamente com o concerto musical. Nesta terça-feira, data do aniversário, será realizada uma solenidade no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Curitiba.

Os eventos seguem na quarta-feira (9) com uma missa e o início do Desafio Estadual de Salvamento Veicular, que será realizado no QCG. No dia seguinte, dia 10, é a vez do culto, além do encerramento da competição de salvamento veicular. Já na sexta-feira (11), na Boca Maldita, uma apresentação técnica do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), coloca o ponto final nas atividades da semana. A programação de celebrações prevê ainda, no dia 15, um almoço com veteranos do Corpo de Bombeiros, também no Quartel do Comando-Geral.