Hemepar promove encontro anual para discutir avanços e planejamento de novas ações

Profissionais das 23 unidades da Hemorrede compartilharam experiências, êxitos e dificuldades no período de 2019 a 2022. O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais em todas as regiões do Paraná.
15/12/2022 - 15:10

Com objetivo de fazer uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela hemorrede do Paraná nos últimos quatro anos e discutir avanços e perspectivas, a Secretaria da Saúde realizou nesta semana o encontro anual da Hemorrede do Estado. O evento, promovido por meio do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), ocorreu no auditório do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.

Na ocasião, 34 profissionais das 23 unidades da hemorrede puderam compartilhar experiências, êxitos e dificuldades enfrentadas no período.

“É extremamente importante a construção dos processos de trabalho para fortalecer as ações realizadas pela hemorrede. É preciso discutir e trocar experiências constantemente para que se garanta uma rede cada vez mais consolidada e qualificada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A reunião ocorreu em forma de oficina para o debate de ideias e estratégias, com foco na elaboração de um plano de ação que norteará os desafios futuros em quatro principais eixos: recursos humanos, estrutura física e predial, políticas públicas e tecnologias.

“Esses encontros favorecem o desenvolvimento do trabalho, dando oportunidade para melhorias contínuas. Como consequência desta troca, temos a garantia de fornecer um trabalho com maior qualidade, dando segurança para todos aqueles que necessitam”, destacou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

AVANÇOS – Entre os avanços obtidos pela rede Hemepar de 2019 a 2022 estão a adequação da estrutura do Hemonúcleo da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa; a nova unidade em Toledo; o agendamento online de doações; a pactuação do fluxo de atendimento de urgência e emergência na doença falciforme; o retorno das coletas externas; a nova metodologia laboratorial; a verificação não invasiva da hemoglobina/hematócrito e pressão arterial na triagem clínica de doadores; a aquisição do ecodoppler transcraniano para pacientes com anemia falciforme, entre outros.

“Apesar de uma gestão turbulenta por conta da pandemia, os avanços foram significativos e de grande valia para a população paranaense”, disse Liana.

HEMEPAR – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.