A Polícia Militar do Paraná prendeu nesta quinta-feira (22) um homem suspeito de participar de um roubo à carga de um carro que viajava pela BR-369, em Corbélia, na região Oeste do Estado. O cerco que deteve o homem foi montado após um helicóptero do Projeto Falcão localizar o veículo utilizado no crime tentando fugir pela rodovia logo após o assalto.
Os policiais foram acionados após uma denúncia anônima de que três pessoas tinham rendido um comprista na estrada e roubado vários objetos que estavam dentro do carro dele. Foram mobilizadas equipes dos batalhões da Polícia Militar de Cascavel e Assis Chateaubriand, também no Oeste, para tentar localizar o carro dos suspeitos.
O carro foi visualizado ainda na BR-369 pelo helicóptero do Falcão, que conta com câmeras de alta precisão que conseguem identificar objetos suspeitos dentro dos veículos ou placas de carros com alcance de até 15 quilômetros. A aeronave manteve o acompanhamento tático quando o carro dos criminosos tentou fugir por uma estrada de terra em meio às plantações.
Com as informações repassadas pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), as equipes em terra conseguiram capturar um dos suspeitos, que também tinha um mandado de prisão em aberto por roubo, apreender o veículo usado no crime e recuperar os objetos roubados. Outros dois homens que participaram do roubo conseguiram fugir.
- Natação em águas abertas, surf e pesca com caiaques agitam o Litoral neste fim de semana
- Bombeiros do Paraná participam de competição internacional de salvamento em altura pela 1ª vez
REFORÇO – Um dos focos do Projeto Falcão é potencializar as operações policiais nas áreas de fronteira do Oeste do Estado, inibindo e combatendo o tráfico de drogas, contrabando e os roubos na região. As aeronaves contam com dispositivos de última geração, como equipamentos para visão noturna, monitoramento térmico e sistema de comunicação integrados.
Os helicópteros também têm farol de busca de alta performance, que potencializam a segurança das equipes de solo em terrenos com baixa luminosidade e na localização de suspeitos em áreas de matas, rios e terrenos diversos.
São equipados, ainda, com alto-falante externo, específico para operações em aeronave e com sirene inclusa. O equipamento possibilita ouvir com perfeição as informações repassadas, além de rádio policial homologado para utilização em aeronaves para comunicação com as equipes policiais.