Guamiranga recebe R$ 3,6 milhões do Estado para pavimentação de vias urbanas

Recursos, liberados via operação de crédito dentro do Programa Paraná Urbano - Sistema de Financiamento de Ações Municipais, vão permitir a pavimentação asfáltica de 14.195,60 metros quadrados em vias urbanas do município.
Publicação
28/02/2023 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (28), o Edital para Homologação de obra de pavimentação de vias urbanas de Gamiranga, no Centro-Sul do Paraná, no valor de R$ 3,6 milhões. O documento, entregue pelo secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, ao prefeito Marcelo Leite, autoriza a prefeitura a contratar a empresa vencedora da licitação e que ficará responsável pela execução do projeto.

“A Secretaria das Cidades está alinhada com a promoção do desenvolvimento urbano e da melhoria da vida das pessoas. É o compromisso do governo Ratinho Junior com Guamiranga e com todos os municípios do Estado”, afirmou Pimentel. Os recursos, liberados via operação de crédito dentro do Programa Paraná Urbano - Sistema de Financiamento de Ações Municipais, vão permitir a pavimentação asfáltica de 14.195,60 metros quadrados em vias urbanas do município.

A obra inclui a execução de serviços preliminares e terraplenagem; implantação de base, sub-base, do revestimento, meio fio e sarjeta; sinalização de trânsito e rede de drenagem de águas pluviais.

“É mais uma obra completa. Não apenas de pavimentação, mas com todos os itens que atendem as tendências ambientais e as normas que buscam a sustentabilidade”, acrescentou Camila Scucato, superintendente executiva do Paranacidade, instituição vinculada à Secretaria das Cidades e responsável pela análise técnica do projeto e fiscalização da execução.

Projetos de pavimentação, para atenderem os requisitos ambientais, têm que garantir a adequada captação e destinação das águas pluviais, de acordo com os padrões do Paranacidade. “São cuidados voltados à preservação dos mananciais e que, ao mesmo tempo, evitam problemas urbanos como enchentes. Fazem parte da promoção da sustentabilidade, como preconizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, acrescentou Camila.

A assinatura da Ordem de Serviço aconteceu na Secretaria das Cidades, em Curitiba, durante reunião do secretário e do prefeito com o deputado estadual Alexandre Curi.

GALERIA DE IMAGENS