Grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná se apresentará na França

Intercâmbio é com o Lycée Eugène Delacroix, onde haverá ações artístico-pedagógicas entre os estudantes. Iniciativa leva para fora do Brasil produção artística de alunos paranaenses e propõe troca cultural sobre questões da atualidade.
Publicação
20/09/2023 - 15:50
Editoria

O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) embarca neste domingo (24) para a França, em um intercâmbio do projeto “Dancep pelo mundo” com o Lycée Eugène Delacroix, da cidade de Drancy, onde acontecerão várias ações artístico-pedagógicas entre os estudantes franceses e os 22 integrantes do Dancep.

A atividade é custeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e vai mostrar a dança e a arte feitas dentro da escola pública brasileira para outras partes do mundo e trazer a vivências de outras realidades para estudantes que nem sempre possuem condições de passar por essa experiência.

O grupo ficará na França até 6 de outubro. Além de assistirem aulas no colégio onde ficarão hospedados, os alunos também participarão de visitas diplomáticas. No cronograma de atividades constam ações na Sorbonne Nouvelle - Paris III, Unesco e Museu do Louvre.

Além disso, eles farão uma apresentação do espetáculo “A Gente se Acostuma” na Maison du Brésil. O grupo de dança já esteve em outras temporadas em países como Portugal, Espanha, Argentina e Itália.

Para o idealizador, coordenador e diretor artístico do Dancep, Fernando Nascimento, essa experiência é muito importante porque transforma a vida dos estudantes ao mostrar uma possibilidade real de ir além dos muros da escola, de suas próprias realidades sociais. “O intercâmbio faz com que o contato com outras culturas e formas de ensinar e aprender altere a essência de cada estudante, que tem a oportunidade de mostrar um pouco do que é produzido dentro da sua escola e vivenciar como outros países se relacionam com a educação e cultura”, avalia.

ESPETÁCULO – O espetáculo “A Gente se Acostuma” é inspirado no texto da escritora Marina Colasanti, “Eu sei, mas não devia”. O texto é utilizado para pensar quais são os fatos, discursos falados e corporais que as pessoas se acostumam, mas não deveriam. O espetáculo conversa com temas importantes da sociedade, como questões étnicas, de gênero, econômicas e as demandas das relações humanas no cotidiano, ancoradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

DANCEP – O Dancep é um dos projetos de contraturno da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná. O grupo oferece gratuitamente aulas de dança contemporânea e diversas modalidades para estudantes do colégio e da comunidade, conjugando experiências estéticas, poéticas e humanas através da vivência em dança.

GALERIA DE IMAGENS