Governo vai licitar empresa para concluir obra do Centro da Juventude de Paranaguá

Está marcada para 1º de novembro a sessão para definir a empresa que concluirá a obra, atualmente paralisada. Paraná tem atualmente 26 Centros da Juventude. A unidade de Paranaguá atenderá jovens e adolescentes do Litoral.
Publicação
09/10/2023 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado vai realizar no dia 1º de novembro a sessão pública de licitação para contratação da empresa que concluirá a construção do Centro da Juventude de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A obra está paralisada. O investimento previsto é de R$ 7,24 milhões. A concorrência foi lançada no dia 29 de setembro e a expectativa é que as obras sejam reiniciadas já no primeiro semestre de 2024.

Localizado na Vila dos Comerciários, o Centro da Juventude de Paranaguá atenderá os jovens de todo o Litoral. O projeto arquitetônico segue o padrão estabelecido pela Secretaria das Cidades, também responsável pela licitação, que ocorrerá de forma online, por meio do canal da Secid no YouTube.

Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes e jovens que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. Programa do Governo do Estado, a cargo da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), o objetivo é ofertar ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-lo de situações de risco e vulnerabilidade social.

O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação. O Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica da política de assistência social.

Atualmente, o Paraná conta com Centros da Juventude em Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Castro, Campo Mourão, Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e unidades Eucaliptos e Audi/União, ambas em Curitiba. 

Os espaços atendem adolescentes e jovens, prioritariamente entre 12 e 18 anos, pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social e também é aberto à comunidade. 

GALERIA DE IMAGENS