Crianças e adolescentes da Vila Torres, em Curitiba, ganharão um apoio extra para o seu desenvolvimento. O Governo do Estado destina R$ 80,6 mil para a Passos da Criança, uma instituição da localidade que busca promover a colaboração, interação e desenvolvimento mútuo através de vínculos que integram a criança e o adolescente com a família e a comunidade. O repasse foi feito pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e foi assinado pelo secretário Ney Leprevost.
A Passos da Criança surgiu em 2004 e há 14 anos atende diariamente 60 crianças e adolescentes, de 5 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social na Vila Torres – uma das mais antigas da capital. O projeto viabiliza a realização de 16 oficinas socioeducativas e atividades semanais relacionadas ao desenvolvimento da aprendizagem, arte, cultura, esporte e lazer, como capoeira, dança, percussão yoga, Muay Thai.
FAMÍLIAS - Com foco não apenas nas crianças e adolescentes, a instituição também desempenha ações voltadas para as famílias dos educandos e para a comunidade, proporcionando um desenvolvimento integral dos moradores. “O recurso contribui para manter essas crianças e adolescentes longe da criminalidade e drogadição, mas também para oportunizar uma perspectiva de vida diferente da que eles vivem hoje”, diz o presidente da Passos da Criança, Adilson Pereira de Souza.
Com o repasse, a instituição pretende realizar, por ano, 20 apresentações culturais como dança, capoeira, percussão e musicalização; 80 atividades esportivas e recreativas como maratonas, corridas e competições; 20 passeios culturais; cinco atividades de integração com outros projetos e instituições; quatro eventos como Dia da Família e acampamentos; capacitações profissionais e muitas outras atividades. Além, ainda, da aquisição de um carro para auxiliar na execução dos projetos desenvolvidos.
O secretário Ney Leprevost ressalta que a atenção às crianças e adolescentes é uma prioridade do Governo do Estado. “Temos um compromisso com aqueles que mais precisam e é muito importante poder contar com instituições como a Passo da Criança, que se dedica a atividades socioeducativas que contribuem para o desenvolvimento das nossas crianças,” afirma Ney.