Governo repassa 25 mil toneladas de alimentos da merenda escolar

Mais 3 mil toneladas serão entregues nesta sexta-feira para as famílias dos 231 mil alunos da rede estadual beneficiários do Bolsa Família. Medida garante acesso facilitado a alimentos neste período de suspensão de aulas presenciais.
Publicação
30/07/2020 - 13:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado já repassou mais de 25 mil toneladas de alimentos da merenda escolar a família de alunos da rede estadual de ensino, desde o início da pandemia. Nesta sexta-feira (31 ) a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte fará a décima entrega dos kits nas escolas estaduais. Serão mais de 3 mil toneladas de alimentos destinadas a famílias dos 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família.

As entregas acontecem desde março e foram determinadas por decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Cada escola recebe uma quantia correspondente ao número de alunos matriculados na instituição.

É o que acontece no Colégio Estadual Yvone Pimentel, onde a diretora Maira Hara prepara os kits junto à sua equipe pedagógica, chama as famílias dos alunos beneficiários do Bolsa Família e distribui os kits. “Para muitas famílias, o kit de merenda está sendo um meio de continuarem tendo uma alimentação balanceada”, explica a diretora.

De acordo com o Secretário de Educação, Renato Feder, a distribuição dos kits de merendas deve continuar até o fim da pandemia do Covid-19. “Sabemos que muitas famílias paranaenses foram afetadas pela pandemia. Nosso intuito é manter essa corrente do bem e auxiliá-los nesse momento, doando os kits de merendas”, afirma.

BOA AJUDA - Para os responsáveis pelos estudantes, os kits vieram em um bom momento, já que muitos estão em casa sem conseguir trabalhar e, consequentemente, sem renda. A dona de casa Patrícia Versanni tem duas filhas estudando no Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, no município de Icaraíma. Ela afirma que, para ela e sua família, a ação vinda da Seed ajudou em um momento crítico. “Eu fico muito emocionada porque a cada 15 dias eu pego o kit de alimentação e, junto com minhas filhas, temos a certeza que ficaremos bem”, explica

Nesse mesmo dia acontece também a entrega do material impresso para os alunos da rede que estão sem acesso à TV aberta e às ferramentas on-line para receber o conteúdo da plataforma de ensino a distância Aula Paraná.

SEGURANÇA – Por causa da pandemia, a Secretaria da Educação mantém os cuidados com as famílias que vão retirar os alimentos e com a equipe de servidores e voluntários que ajudam na ação. Todos são orientados a usar máscaras, manter o distanciamento social e fazer a higienização adequada das mãos e demais itens.

DECRETO DO GOVERNADOR - A entrega da merenda escolar às famílias de alunos que cadastrados no Bolsa Família foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Paraná. A decisão buscou garantir que os estudantes tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão de aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19.

A diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, explica que as entregas são para todas as 2.143 escolas do estado, mas o kit entregue é diferente em cada escola.

“É um trabalho contínuo, uma força tarefa feita quinzenalmente. No entanto, o diretor e sua equipe montam os kits conforme as necessidades e quantidades de famílias. Por isso, existe diferença entre os kits entregues de uma escola para outra”, explica.

GALERIA DE IMAGENS