O Governo do Estado oficializou os integrantes do Conselho Estadual de Economia Solidária. O Conselho é responsável por acompanhar e propor e realizar as ações previstas na Política Estadual de Economia Solidária, que atende a grupos como cooperativas de catadores de papel e associações de artesanato do Estado. Estima-se que dois mil empreendimentos e 100 mil trabalhadores sejam beneficiados.
A composição oficial está no decreto número 9.818/21, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) conta com um representante no Conselho, que é composto por representantes governamentais, dos grupos de empreendimentos econômicos solidários e entidades de apoio e fomento.
- Paraná Cidadão faz mais de 12 mil atendimentos em Almirante Tamandaré
- Estado entrega cartões Comida Boa para os 29 municípios da RMC
Os representantes do governo estadual são Alberto Ricardo Opolz (titular) e Milton Kubicke Rech (suplente), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; Rodriano de Souza (titular) e Desirée Barbosa Santiago (suplente), da Superintendência Geral do Diálogo e Interação Social; Valdenir Batista Veloso Neto (titular) e Márcia Cristina Stolarski (suplente), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
São três representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários: Tânia Mara Jubanski dos Santos (titular) e Israel Lourenço (suplente), da Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade, Rede Mandala; Edson Leonardo Pilati (titular) e Adilson Gumieiro (suplente), da Cooperativa Mista de Agroindustrialização e Comercialização da Agricultura Familiar e Reforma Agrária; Ronaldo José Moreira (titular) e Marilene da Silva Queiroz (suplente), da Associação dos Artesãos de Cascavel – Ninho das Artes.
Representantes de Entidades de Apoio e Fomento: Maria Luisa Carvalho (titular) e Marcos Antonio Silvério (suplente), da Rede de Incubadoras Universitárias de Apoio a Fomento à Economia Solidária do Paraná; Marcos Vinícius Regazzo (titular) e Rosangela Rigoni (suplente) da Cáritas Brasileira; Maria de Fátima Costamilan (titular) e Marcos José Ferreira (suplente), da ONG Moradia e Cidadania do Paraná.