Governo já empenhou quase metade do valor total da Ponte de Guaratuba

Secretaria de Estado da Fazenda já garantiu 46% do valor da obra no Litoral do Paraná, representando R$ 178 milhões do total de R$ 386,9 milhões. Levantamento mais recente do DER aponta que a construção da ponte já está quase 15% pronta em que R$ 55 milhões foram executados para o pagamento de pessoal, materiais e maquinários.
02/09/2024 - 11:40

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, já garantiu quase metade do valor estimado para a construção da Ponte de Guaratuba, liberando R$ 178 milhões para a obra. Isso representa cerca de 46% dos R$ 386,9 milhões orçados para criar a tão esperada ligação entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Estado. Desse valor, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ligado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), empenhou mais de R$ 108 milhões para a obra apenas em 2024.

Os empenhos correspondem à reserva de dinheiro do orçamento destinada para o pagamento de bens e serviços contratados. Na prática, isso significa que parte dos custos totais da obra já está separada e deve ser liberada à medida que os trabalhos avancem.

O levantamento mais recente do DER aponta que a construção da ponte já está quase 15% pronta em que R$ 55 milhões foram executados para o pagamento de pessoal, materiais e maquinários. Na atual etapa dos trabalhos, estacas de concreto de 470 toneladas estão sendo instaladas no trecho marítimo da baía de Guaratuba. Até o momento, 14 de 64 dessas estruturas já foram construídas.

“O empenho desse montante é resultado de um trabalho que a Diretoria de Orçamento Estadual (DOE), ligada à Secretaria da Fazenda (Sefa), vem realizando ao coletar saldos orçamentários disponíveis e os direcionando para as demandas prioritárias do Governo”, explica o diretor do Orçamento Estadual, Tadeu Cavalcante. “E a Ponte de Guaratuba é, sem dúvida alguma, uma delas”.

A Ponte de Guaratuba é uma das grandes conquistas do Governo do Paraná e uma demanda antiga de quem vive na região. Viabilizada com recursos do Tesouro Estadual, ela vai facilitar o tráfego entre os dois municípios. Há décadas, moradores e turistas dependem do ferryboat para fazer o trajeto.

“A entrega deste empreendimento trará bastante conforto para toda a população paranaense”, antecipa o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacando o quanto as balsas historicamente se tornaram um gargalo no fluxo de pessoas na região, sobretudo durante a alta temporada. “Então, por essa razão, é fundamental que a gente conclua a construção da ponte o quanto antes, evitando grandes transtornos e permitindo que esse já o litoral seja ainda mais utilizado por todos”.

Os 1.244 metros da estrutura contarão com quatro faixas de tráfego e mais duas de segurança, além de barreiras rígidas em concreto, calçada com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. O projeto ainda inclui mais 1.800 metros de acessos nas duas cidades, além da implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara.

DINHEIRO RESERVADO – De acordo com a DOE, os R$ 178 milhões já liberados para a construção da ponte foram destinados não apenas para os gastos de engenharia, mas também de desapropriação de terrenos na região próxima ao local por onde a ligação entre Matinhos e Guaratuba vai passar.

Atualmente são mais de 300 funcionários trabalhando e a expectativa é de que esse número dobre com o andamento da obra. A estimativa é de que, no ápice dos trabalhos, o número de profissionais chegue a 600 atuando nas diversas frentes simultaneamente.

E esse montante é mais do que representativo, pois mostra o quanto o planejamento e a execução da obra estão avançados. A construção começou em outubro de 2023 com previsão de término de dois anos — e o Governo do Estado já tem garantido boa parte de todo o valor orçado. O restante virá da mesma fonte, ou seja, dos saldos orçamentários provenientes do Tesouro Estadual, em razão dos superávits alcançados, frutos de uma gestão dedicada a aumentar os investimentos, bem como honrar os compromissos e assim garantir recursos para executar toda a obra

“A garantia dos recursos é a garantia da execução”, aponta o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Nós estamos cumprindo rigorosamente o cronograma de construção da ponte. Já estávamos com 14% e fecharemos o mês chegando a 18% – e vamos seguindo o ritmo para manter a entrega absolutamente dentro do calendário programado para a população do Paraná. O governo trabalha unido para a entrega das grandes obras estruturantes do Estado”.

Tudo isso, inclusive, faz parte do investimento recorde que o Paraná registrou no primeiro semestre de 2024. Com um total de R$ 3,29 bilhões empenhados entre janeiro e junho deste ano, o valor é o maior já aplicado pelo Estado nos últimos 20 anos, segundo levantamento da assessoria econômica da Secretaria da Fazenda. Dentro desta cifra está incluído o total de R$ 1,15 bilhão aplicado na área de Urbanismo, o que inclui as grandes obras que estão sendo realizadas no Estado.