A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) fazem uma ação junto aos municípios para incentivar os prefeitos a aderirem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.
A ideia é obter dos prefeitos a assinatura do termo de adesão aos ODS e, dos municípios que já aderiram em gestões anteriores, a confirmação pelas administrações atuais. Em ofício é solicitada, ainda, a nomeação de um representante municipal para atuar na internalização e disseminação de informações.
“A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e suas vinculadas orientam seus trabalhos de acordo com os ODS e as populações das cidades têm muito a ganhar com esse alinhamento, também pelos 399 municípios do Estado”, diz o secretário da Pasta, João Carlos Ortega. São vinculadas à Secretaria a Cohapar, o Paranacidade, a Paraná Edificações e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
- Governo do Estado vai investir em pavimentação e escolas em Araucária
- Esperada há 20 anos, obra do Tecnocentro de Londrina entra na reta final
- Avançam estudos para as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá
COMPARTILHAR – Após as indicações dos representantes são realizadas ações para sensibilizar, compartilhar e conhecer quais ações municipais, em andamento, estão vinculadas aos ODS. As atividades também vão verificar as inclusões nos Planos Plurianuais, identificar quais medidas já estão dirigidas a tornar as cidades sustentáveis e inclusivas, conhecer os principais indicadores sociais e possibilitar a inclusão de experiências no Banco de Boas Práticas vinculados aos ODS.
Os dados devem ser enviados para godsnau@paranacidade.org.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3350 3360.
PARTICIPAÇÃO – No Paraná, a responsabilidade pela implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cedes), em conjunto com o Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano. Até dezembro de 2020 o Paraná contava com a participação de 359 municípios. A iniciativa atual acontece em decorrência de mudanças de gestão municipal, após as eleições do ano passado.