O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, entregou de uma série de obras e equipamentos para diversas áreas no município de Munhoz de Mello, na região norte do Paraná. A Unidade de Saúde da Família (USF) foi inaugurada e recebeu equipamentos e um veículo para a frota voltada à assistência. O investimento do Estado foi de R$ 1.241.485,51 e contrapartida de R$ 74.331,09 do município.
A regionalização da saúde é uma das prioridades do Governo do Estado. Para isso, a Secretaria da Saúde equipa estruturas existentes e acelera obras para que a assistência à saúde da população seja efetivamente descentralizada.
“Queremos levar nossa estrutura de atendimento para próximo das pessoas. Essa é a determinação do governador Ratinho Júnior. Se não é possível na cidade onde vive, que seja na cidade vizinha. No Norte, aqui em Munhoz de Mello trouxemos hoje uma Unidade de Saúde da Família com estrutura robusta e que vai atender a toda a população e também de outros municípios”, afirmou o secretário Beto Preto.
EQUIPAMENTOS - A estrutura física da USF conta com 675 metros quadrados e o funcionamento será 24 horas. Foram entregues um veículo para a frota da saúde e dois desfibriladores, kits de inalação adultos e pediátricos, entre outros materiais essenciais para atendimentos de atenção básica.
O prefeito de Munhoz de Mello, Geraldo Gomes, destacou o empenho pela melhoria da estrutura da saúde no município e o apoio do Governo do Estado. "Tenho um sentimento de satisfação em entregar todas essas obras e melhorias para nosso município, resultado de muito trabalho e planejamento. Sou grato pela parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde ".
Beto Preto destacou que os investimentos em saúde representam o olhar do Governo para o interior, diminuindo distâncias entre a população e os serviços. “Estamos olhando por todo o Paraná. A política de interiorização, regionalização dos investimentos representa a efetividade da função do Estado, ofertar serviços de saúde às comunidades”.
PRESENÇAS – Estiveram presentes o deputado federal Luiz Nishimori; o diretor da 15° Regional de Saúde, Ederlei Ribeiro Alkamim; o coordenador do Paranacidade, em Maringá, José Miro Falkemback; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gerson de Andrade Júnior; o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Bruno de Araújo; Padre Marcelo Miquelin e Pastor Isaías Gomes.