O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta terça-feira (12), durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, R$ 2.714.070,75 em equipamentos e infraestrutura para os 26 colégios agrícolas do Estado. A iniciativa visa fortalecer a formação técnica dos alunos e ampliar as condições de ensino nas unidades. O evento contou com a presença de cerca de 300 estudantes dos colégios beneficiados.
Com o repasse, foram adquiridos 26 microtratores, 26 perfuradores de solo, quatro ônibus escolares, 300 colchões, quatro drones, uma semeadora/plantadeira e uma plantadeira de mandioca. Os equipamentos modernizam a infraestrutura das escolas e garantem que os alunos tenham acesso a ferramentas utilizadas no mercado agropecuário, preparando-os para os desafios da profissão.
“Nós queremos que estes alunos não saiam apenas formados para serem agricultores, o que já é muito importante, mas que eles estejam capacitados para lidar com o que existe de mais tecnológico e inovador no agronegócio hoje, preparados para empreender ou liderar empresas e cooperativas do setor”, disse Ratinho Junior.
O governador também lembrou que, nos últimos anos, foram criadas cinco novas escolas agrícolas e que o Governo do Estado instituiu um programa para que todas as instituições possam atuar também como pequenas cooperativas locais. Das 26 escolas, 23 já estão com cooperativas em funcionamento e outras três estão em fase de implantação.
“A ideia é que tudo que seja produzido nas escolas possa ser comercializado e revertido para o colégio, que tem a capacidade de comprar mais equipamentos e ferramentas. Isso prepara o aluno para o mercado do trabalho, como bons profissionais aptos para trabalhar nas maiores cooperativas da América Latina”, afirmou o governador.
INVESTIMENTOS – De acordo com o secretário estadual de Educação, Roni Miranda, os materiais qualificam o ensino dos colégios agrícolas, unindo o programa pedagógico escolar à realidade agrícola. “São equipamentos, como sensores, drones e microtratores, de primeira qualidade para que os alunos possam aprender na prática. Tudo faz parte da formação pedagógica proposta nos Colégios Agrícolas que forma tecnicamente alunos que já são muito buscados pelo mercado de trabalho”, ressalta.
Além dos equipamentos entregues pelo Governo do Estado, os colégios agrícolas também receberam outdoors que serão instalados nas unidades, para destacar a parceria com a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Por meio do Programa Agropecuária 2030, uma iniciativa do SENAR-PR e da Secretaria da Educação, são ofertados, dentro dos colégios agrícolas, cursos em áreas como drones agrícolas, mecanização, manejo de gado e apicultura, além de capacitação para professores e incentivo à inovação no campo.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, a parceria vai ser importante para formar profissionais ainda mais completos no futuro. “Nós estamos pensando em um estado produtivo para o amanhã, colocando estes jovens em contato com estes equipamentos e com estas tecnologias de ponta. O investimento em boa capacitação é fundamental para termos um Estado cada vez mais forte no agronegócio”, disse.
As iniciativas impressionaram o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que elogiou os investimentos do Governo do Estado do Paraná nas escolas agrícolas. “A educação é o grande vetor de combate à pobreza e à falta de oportunidades. E vemos que o Paraná tem feito os investimentos necessários nesta área”, afirmou.
COLÉGIOS NO SHOW RURAL - Desde a última segunda-feira (10), quando teve início o Show Rural, os colégios agrícolas do Paraná participam do evento com apresentações especiais. Quatro grupos de alunos estão demonstrando soluções de robótica e um grupo apresenta um projeto de sustentabilidade, que já são desenvolvidos nas instituições. Os trabalhos foram vencedores da categoria Agro Robótica do Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep/Senar, em novembro do ano passado.
Com participação recorde de mais de 500 mil estudantes vindos de 2.091 escolas estaduais, o concurso incentiva a pesquisa e a inovação no ambiente escolar.
Entre as iniciativas, a do aluno João Augusto Kossler, de 16 anos, do Colégio Agrícola de Assis Chateaubriand, que criou um projeto automatizado para abrir e fechar as cortinas de aviários. “É uma inovação que primeiramente traz o bem-estar animal, já que proporciona menos estresse térmico. É muito gratificante estar aqui no Show Rural, que é um grande evento, o pessoal está bem interessado e nos procurando”, entusiasma-se.
GANHANDO O MUNDO - Os alunos dos colégios agrícolas também terão uma oportunidade histórica em 2025. O programa de intercâmbio estudantil "Ganhando o Mundo", promovido pelo Governo do Paraná, levará pela primeira vez 100 estudantes dos colégios agrícolas para um programa especial no estado de Iowa, nos Estados Unidos, voltado ao setor agropecuário. O embarque está marcado para o segundo semestre.
Ao todo, serão 1.200 alunos da rede estadual embarcando para experiências educacionais nos Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia e Canadá. Esta será a maior edição do programa desde sua criação em 2019, que já levou 1.240 estudantes para intercâmbios internacionais.