Governo do Paraná oferece serviços e tecnologias à Tunísia

Em reunião com embaixador do país árabe no Brasil, Mohamed Hedi Soltani, governador Ratinho Junior tratou sobre possíveis trocas de experiências e tecnologias, além do fortalecimento do intercâmbio comercial.
Publicação
21/02/2019 - 17:02
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (21), no Palácio Iguaçu, o embaixador da República da Tunísia no Brasil, Mohamed Hedi Soltani. Eles conversaram sobre possíveis trocas de experiências e tecnologias em mobilidade urbana, além do fortalecimento do intercâmbio comercial.

Ratinho Junior destacou a diversificação da economia paranaense. “O Paraná é o Estado mais forte em agrobusiness do Brasil. Das dez maiores cooperativas de agronegócio da América do Sul, seis estão aqui”, disse. O governador citou ainda que o Estado é o segundo polo automotivo do País e também é forte nos setores têxtil e moveleiro.

O governador também ressaltou a importância dos investimentos previstos em infraestrutura para fortalecer o Estado como principal hub logístico da América do Sul. “O Estado consegue atender bem o setor produtivo do Brasil. Temos o maior porto graneleiro da América do Sul, o segundo em movimentação do País, e estamos trabalhando a parte de licenças ambientais para três portos privados de grande porte”, comentou.

“A mão de obra muito qualificada também motiva muitas indústrias a vir para o Paraná”, salientou Ratinho Junior. Ele disse que o Estado está aberto para empresas da Tunísia que tenham interesse em se instalar aqui.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Segundo o embaixador da Tunísia, a economia paranaense é muito parecida com a da Tunísia, principalmente no agronegócio e no polo automotivo. “A Tunísia é o maior exportador de azeite de oliva do mundo árabe para o Brasil e também o primeiro exportador de tâmaras para o Brasil”, exemplificou. De acordo com Mohamed, é possível trocar experiências visando futuros investimentos empresariais.

Ratinho Junior colocou à disposição do Governo da Tunísia os serviços do Paraná Cidade, órgão técnico que conta com mais de 120 engenheiros e arquitetos para análise de projetos urbanísticos, e já presta consultoria para países da África, assim como a troca de experiências com a Copel, que passará em breve a oferecer a municípios – não só do Paraná – serviços de modernização de iluminação pública e cidades inteligentes.

PRESENÇAS - Também participaram do encontro o primeiro-secretário da Embaixada da Tunísia no Brasil, Amine Sayeb, e o chefe da Casa Militar, major Welby Sales.

GALERIA DE IMAGENS