Governo do Paraná estreita relações com universidades da Nova Zelândia

Representantes do Governo do Estado participam de uma missão internacional no país da Oceania. O objetivo é articular parcerias para o desenvolvimento científico e tecnológico, e incentivar ações de internacionalização das universidades estaduais do Paraná com as instituições de ensino superior neozelandesas.
18/09/2024 - 09:30

Representantes do Governo do Estado participam nesta semana de uma missão internacional na Nova Zelândia, país da Oceania, localizado no Sudoeste do Oceano Pacífico. O objetivo é articular parcerias para o desenvolvimento científico e tecnológico, e incentivar ações de internacionalização das universidades estaduais do Paraná com as instituições de ensino superior neozelandesas. A agenda começou no domingo (15) na cidade de Auckland, na Ilha Norte, e se estenderá até o próximo sábado (21).

No roteiro, também estão previstos compromissos na capital Wellington e na cidade de Hamilton, situadas no extremo Sul e no interior da Ilha Norte, respectivamente; e agendas em Christchurch e Lincoln, na Ilha Sul do país do continente oceânico.

A programação contempla visitas técnicas nas oito universidades públicas da Nova Zelândia: Universidade de Auckland; Universidade de Otago; Universidade de Canterbury; Universidade de Victoria em Wellington; Universidade de Massey; Universidade de Waikato; Universidade de Lincoln; e Universidade de Tecnologia de Auckland.

Outros encontros serão realizados em órgãos governamentais, como o Ministério da Indústria Primária e a Embaixada do Brasil na Nova Zelândia, com participação de representantes da área de educação do país do Pacífico. O intuito é prospectar oportunidades de mobilidade acadêmica para os estudantes paranaenses da graduação e da pós-graduação, incluindo pesquisadores de pós-doutorado, com foco na realização de pesquisas em colaboração com os cientistas estrangeiros.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, explica que a missão internacional busca compartilhar o potencial dos ativos científicos paranaenses, ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de entendermos o papel das universidades neozelandesas no avanço do país.

“Estamos destacando as potencialidades do sistema de ciência e tecnologia do Paraná e áreas de cooperação, e também aproveitando a oportunidade para conhecer as universidades neozelandesas e como elas contribuem para o desenvolvimento do país”, afirma.

A comitiva conta ainda com a participação do assessor Paulo Afonso Schmidt, da área de Relações Institucionais e Cooperação Internacional da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti); Charlotte Grawitz e Viktoria Bodnarova, representantes da Euraxess América Latina e Caribe, uma ação da União Europeia que promove o intercâmbio de pesquisadores europeus para países da América Latina e Caribe.

PARCERIAS – A missão internacional é organizada pelo Centro de Excelência América Latina e Ásia-Pacífico, uma iniciativa do Governo da Nova Zelândia para promover as relações de colaboração entre países da América Latina, da Ásia e do Pacífico; e pela associação Universidades da Nova Zelândia - Te Pōkai Tara, que representa as oito universidades públicas do país.

Com 5,1 milhões de habitantes, a Nova Zelândia é um país reconhecido pela excelência no ensino superior, com destaque nas áreas de biotecnologia, agricultura e medicina.

No próximo mês, 16 pesquisadores de sete universidades neozelandesas visitarão o Brasil e o Chile para conhecer as principais iniciativas de pesquisa desenvolvidas pelos dois países da América do Sul. No dia 15 de outubro, pesquisadores da Universidade de Auckland e da Universidade de Massey serão recebidos pela equipe da Seti, em Curitiba.