O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quarta-feira (25), em Curitiba, com o presidente da Confederação Nacional das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, para debater o cenário econômico e político do Paraná e do Brasil em um período de mudanças no contexto nacional.
Cotait, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), fez um convite ao governador para participar de um evento com as câmaras comerciais consulares presentes no estado para apresentar as oportunidades do Paraná a representantes de mais de 100 países.
“Fico muito grato pela oportunidade de mostrar todos os potenciais do Paraná no centro econômico do Brasil, que atenderei assim que for possível. O Paraná mantém com São Paulo uma relação estreita, com importantes trocas comerciais que fortalecem os dois estados”, disse o governador. “Além disso, será também a possibilidade de abrir nossas portas a investidores internacionais, que têm no Paraná um estado pulsante, com um povo trabalhador”.
Cotait lembrou que Ratinho Junior esteve na Associação Comercial de São Paulo no seu primeiro ano de governo para apresentar o projeto que planejava para o Paraná para o seu primeiro mandato. “Passados quatro anos, acompanhamos todo o avanço do Paraná. Por isso queremos que o governador Ratinho Junior retorne para apresentar suas ideias e projeto que tem para o futuro”, afirmou.
- Governo do Paraná articula novos investimentos e parcerias comerciais com o Canadá
- Paraná tem maior volume de investimentos entre os estados do Sul, aponta pesquisa do Ipea
MULHERES EMPREENDEDORAS – A reunião também contou com a presença da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), Ana Cláudia Badra Cotait, e da primeira-dama Luciana Saito Massa, que discutiram a promoção de projetos conjuntos para fortalecer o empreendedorismo feminino neste momento em que as mulheres alcançam protagonismo tanto na política, como nos negócios.
“Temos uma série de projetos de incentivo ao empreendedorismo feminino e de empoderamento das mulheres que gostaríamos de replicar no Paraná”, explicou Ana Cláudia. “Também queremos trazer para cá um evento que já fazemos em São Paulo, e que agora pretendemos tornar nacional, que se chama Liberdade para Empreender, mostrando mulheres que são referências nacionais para estimular as empreendedoras paranaenses”.
Para ela, iniciativas como o Banco da Mulher Paranaense, que disponibiliza linhas de crédito a mulheres que são sócias ou proprietárias de empresas, colocam o Estado como destaque no incentivo ao empreendedorismo feminino. “O Paraná é muito atuante na área social, de empreendedorismo e de participação da mulher na política, o que engaja com o que estamos fazendo”, salientou.