O vice-governador Darci Piana se reuniu nesta quarta-feira (18) com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) para tratar da participação do Paraná na maior feira de negócios do setor de alimentos e bebidas da América do Norte (SIAL Canada), que acontecerá em maio de 2023. O encontro foi organizado pela Invest Paraná com o objetivo de fortalecer o relacionamento do Governo do Estado e das empresas paranaenses com potenciais investidores e parceiros comerciais canadenses.
“O Canadá tem uma grande produção, empresas e investidores, além de tecnologia avançada. Poder apresentar o potencial do Paraná no país é um grande começo para termos investimentos aqui e também para podermos importar insumos e tecnologias úteis para nós. Além disso, é uma oportunidade de intercâmbio cultural e turístico que beneficia os dois lados”, afirmou Piana.
Segundo o vice-governador, a participação do Paraná em feiras internacionais será uma estratégia para abrir oportunidades que contribuam para o desenvolvimento econômico do Estado ao longo dos próximos quatro anos. “Fizemos isso no primeiro mandato e vamos fazer de novo, indo atrás de investimentos para que a economia paranaense cresça ainda mais, ajudando todo o povo do Paraná”, concluiu.
Para o diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro, o Estado só tem a ganhar com a participação em feiras internacionais. “O Paraná tem muitas oportunidades que são desconhecidas dos canadenses e parte da nossa função é identificar e divulgar essas oportunidades. Existem diversos setores que percebemos um potencial forte de parcerias, como o agronegócio, os polos de inovação, a biotecnologia e a geração de energia”, disse.
Castro também anunciou que a CCBC pretende abrir um escritório de representação no Paraná, em função do fortalecimento da parceria com o Governo do Estado. “Temos uma parceria forte com a Invest Paraná e estamos estreitando a parceria com outros entes para mostrar tudo que o Estado tem a oferecer ao mercado canadense”, finalizou.
FEIRA – A SIAL Canada foi criada em 2021 e atualmente envolve a participação de mais de mil expositores canadenses e internacionais, além de aproximadamente 20 mil visitantes técnicos do Canadá, Estados Unidos e mais 60 países. Trata-se da única feira do tipo realizada no país norte-americano e que abrange a produção, processamento industrial e comércio varejista de alimentos e bebidas.
A etapa de exposições da feira dura três dias, mas a CCBC planejou uma agenda de uma semana no Canadá, incluindo visitas técnicas e reuniões com potenciais compradores dos produtos brasileiros e que pode incluir também a comitiva paranaense. Empresários do ramo alimentício que tiverem interesse em participar da SIAL podem contatar a gerência de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná através do telefone (41) 3350-0304 ou pelo e-mail bruna@investpr.org.br.
INTERNACIONALIZAÇÃO – De acordo com o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o planejamento inicial é aproveitar a viagem da delegação estadual, formada por autoridades e empresários, para a realização de um Paraná Day no país, nas cidades de Toronto e Montreal. O evento internacional é voltado à divulgação do potencial econômico do Paraná e formalização de novos acordos comerciais, a exemplo de outros similares que ocorreram em Nova York, Madri e Cidade do México.
“Estamos montando uma trilha muito importante da internacionalização dos nossos produtos. O Canadá está entre os países que mais importam e o Paraná é um dos estados que mais produz, então é uma grande oportunidade de negócio e a CBCC faz parte desse esforço. Além das empresas e cooperativas não precisarem mais ir sozinhas, pequenos e médios empreendedores também têm a oportunidade de prospectarem clientes e fornecedores internacionalmente”, explicou.
“Com a criação da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, a internacionalização é a nossa grande locomotiva para mirarmos para fora, vendermos com mais valor agregado e incrementarmos a arrecadação de tributos”, completou diretor-presidente da Invest Paraná, órgão vinculado à nova pasta, que está sob o comando do secretário Ricardo Barros.
NOVA FERROESTE – Entre os empreendimentos que devem ganhar mais protagonismo nesta relação entre Paraná e Canadá está a Nova Ferroeste. Com 1.567 quilômetros de extensão e a expectativa de movimentar 38 milhões de toneladas já no primeiro ano de operação, a ferrovia se tornará o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres do Brasil.
Na avaliação do coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes, o Paraná dará um salto qualitativo de infraestrutura e logística, o que impactará diretamente a capacidade de importação e exportação de produtos e insumos no mercado nacional e internacional.
“O ano de 2023 será crucial para a Nova Ferroeste porque estamos concluindo o licenciamento ambiental, que deve levar alguns meses, para enviar o projeto para leilão. Isso não impede, porém, que já levemos as oportunidades aos investidores estrangeiros, cujos investimentos podem ser decisivos devido ao porte, a complexidade e a importância do projeto não apenas para o Paraná, mas para todo o País”, apontou Fagundes.
“O Canadá tem operadores tradicionais na questão ferroviária e grandes fundos de investimento e a nova Ferroeste é um ativo encarado como uma boa oportunidade de negócio”, concluiu.
INTEGRAÇÃO – Ao final do encontro, o diretor da CCBC entregou ao vice-governador um livro fotográfico que promove o intercâmbio entre as cidades de Curitiba e Quebec. A publicação foi feita a partir do trabalho de um fotógrafo brasileiro e um canadense que visitaram os outros países como forma de promover a união entre as cidades. Parte das fotografias de Curitiba permanecem expostas em um campus de uma universidade e no aeroporto internacional de Montreal.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no encontro o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio, Rui Lemes; o economista do Sistema Ocepar, Salatiel Turra; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CCBC, Armínio Calonga Júnior. Pela Invest Paraná, participaram o diretor de Relações Internacionais e Institucionais, Giancarlo Rocco; o diretor de Desenvolvimento Econômico, Rogério Chaves; o Gerente de Desenvolvimento Econômico, Bruno Banzato; e as assessoras técnicas Bruna Radaelli e Marina Franceschi.