O Instituto das Águas do Paraná, em apoio à Agência Nacional de Águas (ANA), promove nos dias 4 a 8 de novembro um curso de Inspeção em Segurança de Barragens.
O encontro visa reunir técnicos da área para discutir recursos teórico-conceituais, metodológicos e técnicos para o monitoramento e segurança de barragens de usos múltiplos.
O curso é gratuito e será no auditório do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. As inscrições devem ser feitas pelo link
capacitacao.ead.unesp.br/index.php/inscricoes-abertas?view=courseenrollment&coid=43120
A segurança de barragens é um assunto que ganhou ainda mais atenção de órgãos fiscalizadores depois do rompimento de estruturas de rejeitos em Minas Gerais. Desde então, o Paraná assumiu o compromisso de reforçar a fiscalização para evitar que acarretem riscos à população e ao ambiente.
“Queremos reunir fiscalizadores, representantes da Defesa Civil e empreendedores públicos para debater medidas para fiscalizações nas barragens em todo o Estado”, ressalta o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro.
O curso será ministrado pelo engenheiro civil José Marques Filho, professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. É coordenador da Comissão de Barragens de Concreto e vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, sendo representante do Brasil no Committe on Concrete Dams do International Commission on Large Dams (ICOLD).
NO PARANÁ – O Governo do Paraná está estruturando um novo plano de gestão de segurança de barragens em território paranaense que contará com tecnologia de ponta. O avanço é resultado de uma parceria entre o Instituto das Águas, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que vai coordenar os trabalhos, e o Simepar.
Está sendo firmado um contrato de gestão com o Simepar para identificar todas as barragens de captação de água no Paraná. Estima-se que há mais de 500.
“A tecnologia do Simepar possibilita ao Estado obter um relatório completo da quantidade de barragens existentes com a caracterização de cada estrutura, dando as condições para que os técnicos façam uma criteriosa avaliação de riscos e danos potenciais, bem como o planejamento e o monitoramento de cada unidade”, explica o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Após a conclusão do inventário das barragens, as etapas seguintes compreendem a modernização dos protocolos, a capacitação das equipes e visitas técnicas.
“Por essa razão que o curso de Inspeção em Segurança de Barragens está sendo promovido para capacitar todo o corpo técnico envolvido nesse assunto”, diz Scroccaro.
SERVIÇO: Curso de Inspeção em Segurança de Barragens.
Data: 04 a 08 de novembro.
Horário: 8h.
Local: Auditório do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas, Curitiba – PR.