O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), inaugurou nesta quarta-feira (03) a primeira sede própria do Conselho Tutelar de São Mateus do Sul, no Sul do Estado, depois de 33 anos da instalação do órgão na cidade, em 1991. As cinco conselheiras que atuam no espaço terão um local mais adequado e preparado para realizar os atendimentos que hoje variam de 360 a 540 mensalmente, abrangendo orientações e atendimentos específicos.
O prédio, que recebeu investimento de R$ 1,2 milhão do Fundo Estadual da Infância e Adolescência, segue o projeto padrão da secretaria estadual das Cidades (Secid), com área de 223 metros quadrados, incluindo recepção, cinco salas de atendimento, sala de múltiplo uso, além dos vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno. Algumas das salas são preparadas para o atendimento de forma particular, a chamada escuta qualificada.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, essa era uma demanda antiga do município, que por meio da interlocução da Sedef com o Conselho Estadual da Criança e Adolescente e Secretaria das Cidades foi possível atender. “Não há nada que se faça sozinho. Temos que ter as parcerias. As demandas chegam até nós, gestores públicos, e levamos até o conselho para a deliberação da Secid, que precisa fazer o projeto. Unimos esforços para proteger as nossas crianças e adolescentes”, destacou.
A obra de São Mateus do Sul integra o pacote de construção de 12 novos espaços anunciados pelo Governo do Paraná, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social e Família e das Cidades, com investimento total de R$ 15.066.807,29, oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência.
Para a prefeita Fernanda Sardanha, o equipamento é essencial para o fortalecimento da rede de proteção infantil. “Temos o Cras, o Creas, as instituições da sociedade civil organizada, a assistência social, todos nós temos um único propósito que é cuidar das nossas crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar é mais um mecanismo para que essa rede de cuidados seja fortalecida”, afirmou.
Já contam com novas sedes os municípios de Campo Largo, Campo Mourão, Fazenda Rio Grande, Jaguariaíva, e São Mateus do Sul.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na inauguração os deputados estaduais Hussein Bakri e Anibeli Neto; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Juliana Sabbag, além das autoridades civis e militares da cidade.