A Secretaria de Estado da Saúde ativou nesta sexta-feira (11) 30 novos leitos para atendimento exclusivo da Covid-19 no Estado. São 20 leitos de enfermaria na Santa Casa de Prudentópolis, seis de UTI no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (HIZA) e na UPA Tatuquara, em Curitiba, e quatro de UTI no Sistema Integrado de Saúde do Norte do Paraná (Sisnor), de Campo Mourão.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alerta sobre a alta na taxa de ocupação dos leitos e a importância da colaboração da população para conter a disseminação do vírus. “Estamos em uma fase crítica em relação à ocupação de leitos não só aqui no Paraná, mas em todo Brasil”, disse.
“Trabalhamos arduamente para que toda população possa ter acesso ao atendimento SUS que merece, mas sem a colaboração da população em manter as medidas restritivas e evitar aglomerações ficará cada vez complicado, pois os leitos e recursos humanos são finitos”, acrescentou.
- Estado firma pacto com municípios para acelerar o ritmo da vacinação
- Paraná ultrapassa marca de 3 milhões de pessoas vacinadas com 1ª dose
Segundo a Regulação de Leitos Estadual, o Paraná tem 4.908 leitos exclusivos Covid-19. Destes, 2.012 são UTIs e 2.896 enfermarias para adultos.
Nesta sexta-feira (11), o boletim da Sesa aponta que 1.911 leitos de UTI (95%) do Estado estão ocupados e 2.495 leitos de enfermaria (86%) possuem pacientes internados. São 1.213 pacientes que aguardam na fila de espera por um leito, e, destes, 600 esperam por um leito de UTI e 613 por uma enfermaria.