Governo debate políticas públicas para a pessoa idosa em Pato Branco

07/06/2024 - 07:52

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), realizará em Pato Branco, no Sudoeste, no dia 14 de junho, o II Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa – Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Pessoas Idosas no Paraná. O evento tem como objetivos a conscientização e sensibilização sobre os diferentes tipos de violência cometidos, com debates que fomentem o tema e capacite agentes responsáveis pela elaboração e execução de políticas públicas.

A ação faz parte do Junho Violeta, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) de combate e conscientização contra a violência à pessoa idosa.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que todos os esforços visam políticas públicas efetivas para o público 60+, garantindo que desfrutem de um envelhecimento saudável e ativo. “Dos municípios do Estado, 91% deles já têm um plano municipal da Pessoa Idosa. Queremos um Paraná Amigo da Pessoa Idosa e, para isso, temos promovido e protegido os direitos dessa população e de todos que os cercam, integrando diversos atores e políticas”, afirmou.

Atualmente no Brasil são 44 cidades certificadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como Cidades Amigas das Pessoas Idosas e destas 33 encontram-se no Paraná.

Simone Castro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pato Branco, ressaltou a importância do evento para o município, que também é Cidade Amiga da Pessoa Idosa, inclusive a 1ª do Paraná.  “Sabemos que existem diversos tipos de violência contra a população idosa e ficamos honrados, em parceria com a Semipi, de poder abordar esses temas no evento. É um reconhecimento pelas ações já desenvolvidas na cidade. Será um momento de reflexão sobre o que mais pode ser feito”, comentou.

A secretária municipal de Assistência Social de Pato Branco, Cleuza Chioquetta, disse que o Seminário representa uma iniciativa fundamental na promoção e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população idosa no Estado. “Não apenas reforça a importância de assegurar qualidade de vida e dignidade aos idosos, mas também oferece um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre diversos atores sociais e institucionais”, ressaltou.

Maria de Lourdes Bernartt, coordenadora da Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco, declarou que o Seminário demonstra a preocupação e o compromisso em alertar, prevenir, sensibilizar e conscientizar a sociedade paranaense. “A Equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa e a UTFPR Campus Pato Branco se unem à Semipi nesta ação que visa construir uma sociedade que, cada vez mais, respeite e garanta os direitos dessa população”, concluiu.

Entre os participantes estarão gestores, acadêmicos, técnicos, comitê gestor dos 33 municípios do Paraná que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa – OPAS/OMS, além dos municípios que estão em fase de adesão no Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa e os demais municípios do Estado.

CAMPANHA – O Governo do Estado lançou no início do mês a campanha de conscientização contra violência à pessoa idosa – uma ação que faz alusão ao Junho Violeta, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) de combate e conscientização contra a violência à pessoa idosa. A iniciativa parte de uma campanha publicitária educativa, orientando a população sobre uma série de crimes contra o idoso. Além disso, visa orientar a sociedade para que denuncie maus-tratos contra o público 60+.

Serviço:

Data: 14 de Junho

Horário: 9h às 17 horas

Local: Centro Universitário de Pato Branco – Unidep, Rua Benjamin Borges dos Santos, 1.100