Governo confirma R$ 2,97 milhões para pavimentação em Araucária

Desta vez será na Estrada Guajuvira. Projeto inclui rede de drenagem de águas pluviais, ciclovia, sinalização viária e iluminação pública. Recurso é do Sistema de Financiamento aos Municípios.
Publicação
08/01/2020 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A população de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, vai ganhar mais obras de pavimentação asfáltica. Desta vez será na Estrada Guajuvira. Na manhã desta terça-feira (7), o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, assinou edital de homologação no valor total de R$ 2,97 milhões. O documento também foi assinado pelo prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini.

A área a ser asfaltada é de 16.969,71 m2 e inclui rede de drenagem de águas pluviais, ciclovia, sinalização viária e iluminação pública. O projeto foi aprovado, após criteriosa análise do processo licitatório e após cumpridas todas as exigências legais, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

O secretário destacou a importância da parceria com o município. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, leva recursos financeiros para obras estruturantes, tanto na sede de Araucária, como para as estradas vicinais.

“São obras que transformam a qualidade de vida das pessoas. Pavimentação asfáltica, com escoamento de águas pluviais, iluminação pública, asfalto que elimina o barro e a poeira, melhorando o ar e a saúde das pessoas, além da segurança, com sinalização e urbanização necessárias”, destacou.

LINHAS INTEGRADAS - Na mesma ocasião, Ortega e Hissam, mais o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, firmaram um Termo Aditivo à Cooperação Técnica e Financeira para dar continuidade à Integração do Transporte Coletivo Metropolitano entre os municípios de Araucária e Curitiba, com linhas e itinerários definidos pela Comec, até 31 de dezembro de 2020.

Para o prefeito de Araucária essa ação garante maior comodidade à população. Ele se compromete a implantar catracas de acesso exclusivo às pessoas com o cartão de vale-transporte metropolitano, bilhete Metrocard. E, ainda, a ter espaços adequados para a venda de créditos desse vale-transporte à população.

Cabe à Comec o planejamento, gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa permissionária das linhas e de serviços à população. Assim, o órgão visa o melhor atendimento  ao interesse público, podendo criar novas linhas, alterar itinerários, horários, número de viagens, quantidade e tipo de veículos em operação. Também poderá aplicar sanções pelo descumprimento de normas e determinações operacionais. “Temos de oferecer os melhores serviços à população”, afirma Gilson Santos.

GALERIA DE IMAGENS