Governo aumenta em 55% o valor da diária dos guarda-vidas civis voluntários

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) contará com o reforço de 133 guarda-vidas civis durante o verão. O objetivo é apoiar a atuação dos bombeiros militares que atuam na função de guarda-vidas, proporcionando uma proteção maior à população.
Publicação
13/12/2022 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado aumentou em 55% o valor da diária dos guarda-vidas civis que se voluntariaram para reforçar o efetivo durante o Verão Maior Paraná. O valor será corrigido de R$ 100 para R$ 155, referente ao serviço voluntário com carga horária de seis horas. A formalização foi feita através de Decreto Estadual nº 12.809/2022 .

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) contará com o reforço de 133 guarda-vidas civis durante o verão. O objetivo é apoiar a atuação dos bombeiros militares que atuam na função de guarda-vidas, proporcionando uma proteção maior à população.

“É uma importante valorização do trabalho destes guarda-vidas civis, que colaboram para que a Segurança Pública possa manter a excelência do trabalho durante a temporada. O aumento das diárias é uma forma de agradecer e reconhecer seu esforço em proteger os paranaenses”, disse o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita. 

“Esse é um programa social que tem como público-alvo os jovens do Litoral ou até mesmo de outras regiões do Estado e que reforça a nossa atividade de prevenção e salvamento aquático em conjunto aos guarda-vidas militares. O acréscimo na diária dos guarda-vidas civis servirá como motivação para que eles participem do programa durante toda a temporada", afirmou o coordenador Operacional da Operação Verão Maior 2022/2023 no Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Dorico Gabriel Borba. 

CURSO – O CBMPR iniciou um curso para 38 novos guarda-vidas civis voluntários em 28 de novembro deste ano. A formação terá as aulas teóricas e práticas encerradas no dia 16 de dezembro. Ainda como parte do curso, os alunos iniciam estágio durante o Verão Maior Paraná, colocando em prática os ensinamentos sob a supervisão dos bombeiros militares.

O curso se divide em duas etapas. Instrução, com carga horária de 120 horas para a modalidade “Águas Abertas” e 80 horas para a modalidade “Águas Interiores”, e Estágio, com carga horária de 300 horas em serviços para a modalidade “Águas Abertas” e 120 horas em serviço para a modalidade “Águas Interiores”.

A formatura dos alunos que irão concluir o curso Guarda-Vidas Civis Voluntários está prevista para acontecer entre os dias 14 a 17 de fevereiro de 2023, no quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos.

GALERIA DE IMAGENS