Governo anuncia especialização em metodologia BIM para qualificar servidores públicos

O documento foi assinado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), e Secretaria das Cidades (Secid) durante a cerimônia de abertura da Jornada BIM: Prefeituras em Foco.
02/07/2024 - 18:11

O Governo do Estado firmou um protocolo de intenções nesta terça-feira (2) para a implantação de um curso de especialização em modelagem de informação da construção (BIM), voltado para servidores públicos estaduais e municipais de todo o Paraná. O documento foi assinado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), e a Secretaria das Cidades (Secid) durante a cerimônia de abertura da Jornada BIM: Prefeituras em Foco.

O BIM é uma metodologia de trabalho da construção civil baseada em processos colaborativos e multidisciplinares, com profissionais de diversas áreas da Engenharia e da Arquitetura e Urbanismo. Com essa nova pós-graduação, o governo pretende contribuir para o desenvolvimento dos municípios, a partir da qualificação de servidores para a atuação na plataforma. A ferramenta proporciona benefícios como a transparência na evolução das obras, no gerenciamento de custos e na futura manutenção predial.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, enfatiza que a formação em nível de especialização é um avanço para o serviço público. “Como o BIM é uma ferramenta inovadora, queremos que mais pessoas acessem esse conhecimento, pois é fundamental proporcionar um curso para especializar profissionais nessa área”, afirma. “Essa especialização poderá ser cursada por cidadãos de todos os municípios do Estado e dessa forma ganhamos qualidade nos serviços e construções municipais”.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destaca o avanço em relação à tecnologia. “Já falamos do BIM há um bom tempo no Paraná, mas ainda é algo novo para o Brasil e que vem sendo apresentado pelos estados”, diz.

O Paraná utiliza a tecnologia BIM desde 2016 e conta com um portal com estratégias e iniciativas voltadas para o setor público, no âmbito dessa metodologia.

PROJETEK – A proposta de ampliar o conhecimento sobre o BIM nos municípios é parte do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni). O intuito é alavancar o desenvolvimento regionalizado em todo o território paranaense por meio da formação técnica especializada nas áreas de engenharia e construção civil.

No contexto do programa Ageuni, a Seti instalou, em 2022, unidades do Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek) nas sete universidades estaduais. Em cada instituição, as equipes são compostas por professores coordenadores, estudantes de graduação e profissionais formados. O objetivo do Projetek é elaborar projetos de obras públicas de infraestrutura urbana e predial para pequenos municípios, com população de até 30 mil habitantes, preferencialmente.

Entre 2023 e 2024, já foram entregues 61 projetos para 57 municípios paranaenses. Outros 42 projetos estão em desenvolvimento nos sete escritórios acadêmicos. São projetos arquitetônicos, hidrossanitários e elétricos, incluindo as perspectivas com representação gráfica e visual em três dimensões (comprimento, largura e profundidade).

O escopo de atuação dos escritórios vem sendo ampliado para atender demandas estratégicas do Estado. Atualmente, a Seti articula a formalização de acordos de cooperação com as secretarias de Estado da Saúde (Sesa), das Cidades (Secid) e do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), com foco no desenho de modelos de edificações públicas para atender a população com serviços relacionados às respectivas pastas e melhoria de vida e bem-estar da população. Outras parcerias envolvem o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar).

A secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato, reforça que a modelagem de projetos aperfeiçoa o trabalho dos gestores municipais. “Os municípios pequenos, às vezes, não têm o corpo técnico e como trabalhamos diretamente com os municípios, analisando os projetos, percebemos essa dificuldade”, afirma. “Essa especialização e capacitação vai trazer os engenheiros, arquitetos e técnicos dos municípios para o mesmo nível do Estado”, salienta.

A Seil coordena o Comitê Gestor da Estratégia BIM PR, que reúne outras secretariais para apoiar os municípios paranaenses em relação à melhoria de projetos de construção civil.

PRESENÇAS – Também participaram da abertura da Jornada BIM os secretários estaduais da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, e da Administração e da Previdência (Seap), Cláudio Stabile. A cerimônia também contou com a presença de representantes da Seti, da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), da Associação de Municípios do Paraná (AMP), da Fomento Paraná, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).