Governo abre mais 10 leitos de UTI em hospital de Cornélio Procópio

Hospital Casa de Saúde Doutor João Lima agora integra a estratégia de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19.
Publicação
16/06/2020 - 18:17
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado abriu mais dez novos leitos de UTI adulto e dez de enfermaria em Cornélio Procópio, na Região Norte, nesta terça-feira (16). O Hospital Casa de Saúde Doutor João Lima (Cegen) agora integra a estratégia de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com a Covid-19.

O município, que faz parte da 18ª Regional de Saúde e da Macrorregião Norte, ainda não tinha leitos exclusivos destinados ao tratamento de pacientes com a doença.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância do fortalecimento da regionalização da estrutura hospitalar, atendendo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“A abertura destes novos leitos faz parte do pacote de ações do Governo do Estado para ampliar o atendimento médico em todo o Paraná neste momento, principalmente para casos relacionados ao coronavírus. É sem dúvida um grande reforço para a região Norte”, disse Beto Preto.

REGIÃO A Macrorregião Norte soma agora 163 leitos de UTI adulto e 243 de enfermaria. As taxas de ocupação da estrutura nesta terça-feira são de 36% e 28%, respectivamente.

“Embora a ocupação dos leitos na região não seja alarmante, as medidas servem para prevenir a lotação e garantir um melhor e mais rápido atendimento à população, dentro da estratégia de fortalecimento da rede”, acrescentou o secretário.

ATENDIMENTOS EXCLUSIVOS – Desde o início da implantação de leitos exclusivos para atendimento da Covid-19, em 4 de abril, o Estado já habilitou 660 leitos de UTI adulto, além de 1.126 de enfermaria.

“A estratégia do Estado em disponibilizar leitos exclusivos para atendimento a casos de coronavírus tem por objetivo diminuir a contaminação nos serviços de saúde, separando estes pacientes dos demais e garantindo atendimento aos casos que demandem internação. A ampliação dos leitos é contínua e gradativa de acordo com a demanda”, ressaltou o secretário Beto Preto.