Governo abre inscrições para programa que transforma pesquisas em negócios

O programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) oferta 150 vagas destinadas para professores, estudantes e profissionais ligados às instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Paraná.
Publicação
31/03/2025 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Pesquisadores do Paraná com ideias inovadoras podem se inscrever até 25 de abril na nova edição do programa Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), uma iniciativa do Governo do Estado que transforma o resultado de pesquisas acadêmicas em produtos, serviços e novos negócios. São 150 vagas destinadas para professores, estudantes e profissionais ligados às instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Paraná. Na próxima segunda-feira (7), haverá um evento online para esclarecer dúvidas dos pesquisadores interessados.

Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Fundação Araucária, o programa destina, a cada ano, R$ 2 milhões para impulsionar e tirar do papel até dez projetos com potencial comercial. Neste ano, além dos pesquisadores, empreendedores que atuam em startups também poderão participar da primeira fase do programa. Esses empresários terão acesso a outras ações de qualificação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

O objetivo do Prime é apoiar titulares de patentes no processo de transformação das invenções em produtos comerciais, seja pela idealização de startups, licenciamento tecnológico ou acordos de transferência de tecnologia. O intuito é colocar a ciência paranaense a serviço do desenvolvimento socioeconômico e assegurar que as inovações científicas alcancem efetivamente o mercado.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca a importância de políticas públicas que transformam conhecimento em desenvolvimento.

"O governo paranaense facilita a interação direta entre setor acadêmico e setor produtivo, assegurando que as tecnologias resultem em avanço econômico e qualidade de vida”, afirma. “O programa Prime é a materialização dessa estratégia, combinando assessoria especializada e financiamento para converter as ideias em negócios e proteger a propriedade intelectual".

Na prática, o Prime é um programa de capacitação e qualificação, cujo conteúdo é totalmente aplicado no formato online, possibilitando a participação de pesquisadores de todas as regiões do território paranaense. Os participantes receberão mentoria especializada para a proteção de patentes e modelagem de negócios, com abordagem nas áreas de finanças, processos comerciais, aspectos jurídicos e estratégias de transferência tecnológica, entre outros temas. O conteúdo será aplicado pelo Sebrae/PR.

ETAPAS – Segundo o edital, o Prime acontecerá em três fases, sendo a primeira, de maio a agosto, com nove workshops e cinco sessões de mentoria. Para a segunda etapa, prevista para agosto e setembro, serão selecionados 40 projetos. Nessa fase, um dos critérios é ter o protocolo de propriedade intelectual ou o registro de patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Esses participantes terão três workshops, uma mentoria coletiva e duas sessões de mentoria individual.

Na sequência, serão selecionados dez finalistas, que receberão um aporte financeiro de R$ 200 mil, cada um, para impulsionar o desenvolvimento das tecnologias propostas. Essa última etapa prevê mentoria individual, workshop e consultoria especializada. Os certificados e os cheques simbólicos serão entregues em 29 de setembro, na abertura do evento Paraná Faz Ciência 2025, que integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Serviço:

Inscrições: até 25 de abril - Edital AQUI

Evento online tira-dúvidas: 7 de abril – AQUI

Inscrições homologadas: 29 de abril

1ª etapa: 7 de maio a 6 de agosto

2ª etapa: 13 de agosto a 10 de setembro

3ª etapa: 17 de setembro a 8 de outubro

GALERIA DE IMAGENS