Governador vistoria nova área de escape para caminhões na PR-170 em Pinhão

Dispositivo de segurança viária que ajuda a desacelerar e parar caminhões em segurança foi executado na Curva da Ferradura, no km 467 da rodovia.
31/08/2024 - 08:59

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, fizeram visita técnica à nova área de escape da PR-170 em Pinhão, na região Centro-Sul, na quinta-feira (29).

O dispositivo está localizado no km 467 da rodovia, trecho conhecido como Curva da Ferradura e ponto de vários acidentes. “É uma obra muito importante, que vai atender os caminhões que não conseguem realizar a frenagem, por se tratar de uma curva fechada, muito antiga. Agora fizemos a revitalização desse trecho, com sinalização horizontal e vertical, e essa novidade, que vai ajudar a salvar muitas vidas”, afirma o governador.

“É a primeira área de escape realizada em rodovia estadual pelo governo Ratinho Junior, parte de um investimento em um dos pontos com maior incidência de acidentes, e que agora a gente coloca um ponto final”, diz Sandro.

SEGURANÇA - A área de escape foi executada durante a obra de restauração da PR-170 entre o acesso para a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto e Faxinal do Céu, distrito de Pinhão. Ela conta com sinalização horizontal e vertical específica para direcionar o condutor com veículo descontrolado, que entra em uma caixa de desaceleração até parar, em segurança.

Ela já foi utilizada uma vez, ainda durante a obra, quando um caminhão vindo de Cascavel passou por uma pane no freio e conseguiu se salvar utilizando o dispositivo.

Está sendo finalizada uma caixa de retenção especial no local, que irá coletar líquidos nos casos em que a carga do caminhão se espalhar, evitando que substâncias perigosas atinjam a fauna e flora local. Um acesso próximo à área de escape permitirá que o responsável pela carga recolha o material, utilizando equipamento adequado.