Governador Ratinho Junior recebe a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais

Honraria é concedida pela Prefeitura de Curitiba e reconhece a trajetória e contribuição de personalidades para o desenvolvimento da cidade. Ele recebeu a medalha do prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira, em reunião no Palácio Iguaçu.
Publicação
10/12/2024 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado pela Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (10), com a medalha da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais. É a mais alta honraria concedida na Capital, visando reconhecer a trajetória e a contribuição de cidadãos e empresas para o desenvolvimento da cidade. Ele recebeu a medalha das mãos do prefeito Rafael Greca em reunião realizada no Palácio Iguaçu.

Ratinho Junior destacou a importância de Curitiba para o desenvolvimento do Paraná. “Eu agradeço ao prefeito Rafael Greca e a todos os curitibanos. Eu não faço mais do que a minha obrigação, mas claro que a gente fica muito feliz e com o sentimento do dever cumprido, porque Curitiba indo bem ajuda o Paraná a ir bem”, afirmou.

“Nós temos um orgulho danado da Capital. Por onde eu ando no Brasil, quando vou representar o Paraná em algum evento, ou até fora do País, a gente vê a admiração que as pessoas têm por Curitiba, pela sua qualidade de vida, pela sua cultura, pela sua população”, acrescentou. “Para o Paraná é um orgulho ter uma Capital como Curitiba.”

Greca ressaltou a parceria entre município e Estado para garantir uma cidade melhor. “Nós entregamos a medalha da Luz dos Pinhais como gratidão ao governador Carlos Massa Ratinho Junior por tudo que de bom ele fez a Curitiba, em clima de paz política nesses oito anos da gestão onde fui prefeito e o Eduardo Pimentel vice-prefeito”, ressaltou.

“Juntos nós enfrentamos a pandemia, juntos nós refizemos a integração do transporte coletivo, juntos nós melhoramos a infraestrutura de Curitiba a ponto de dar 100% de água tratada para a Capital do Paraná e estamos a caminho de 100% de esgoto tratado”, disse.

O prefeito também lembrou da contribuição cultural do Estado para enriquecer o acervo cultural de Curitiba. “O governador fomentou a indústria, o comércio, a geração de empregos, nos deu o Índice de Educação Básica mais alto do país, ajudando Curitiba também na área da educação mas, mais do que tudo, ele fomentou a cultura quando nos deu de presente o grande acervo de João Turin, possibilitando que criássemos o parque mais lindo de Curitiba, o Parque Memorial Paranista, junto ao Bosque e ao Lago São Lourenço”, finalizou.

COMENDA – Criada em 2018 por meio de decreto municipal, a Ordem Municipal da Luz dos Pinhais é a mais alta honraria concedida pelo Executivo Municipal e uma homenagem que celebra personalidades importantes para o desenvolvimento da Capital. A comenda é composta por uma medalha, um diploma e o registro do homenageado em um livro oficial.

A medalha, banhada a ouro, conta com a reprodução da obra “Homem-Pinheiro”, do artista paranaense João Turin. Trata-se do desenho de um homem, na altura de um pinheiro, que remete a uma das principais obras do Renascimento, “Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci. Turin é considerado o precursor da escultura no Estado e um dos expoentes do Movimento Paranista.

De acordo com a prefeitura, a condecoração já foi entregue para 153 personalidades e instituições, de 2018 a 2023 (com exceção de 2020 devido à pandemia de Covid-19). Outras 19 foram concedidas ao decorrer de 2024. Com a entrega para o governador nesta terça, foram 173 comendas entregues.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia de entrega o vice-governador Darci Piana, que também já foi condecorado com a medalha, em 2019; o deputado estadual Alexandre Curi; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e a procuradora-geral da Capital, Vanessa Volpi.

GALERIA DE IMAGENS