Governador libera R$ 18,5 milhões para pavimentação e iluminação em União da Vitória

Aporte integra um pacote de investimentos do Governo do Estado na cidade de mais de R$ 48 milhões, com obras de contenção do Morro da Dona Mercedes, revitalização do Morro do Cristo e instalação de ambulatório.
20/06/2024 - 18:57

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (20) a ordem de serviço para a realização de obras de pavimentação e instalação de iluminação pública em União da Vitória, na região Sul do Estado. Os investimentos nas obras de recape, asfaltamento e iluminação serão de R$ 18,5 milhões.

As obras vão melhorar as condições de seis ruas de cinco bairros da cidade, dando mais segurança e conforto aos moradores de União da Vitória. “Esta é uma cidade muito importante para toda a região Sul, tem se desenvolvido muito e os investimentos têm que acompanhar essa evolução. Queremos dar mais qualidade de vida e segurança à população com estas obras em pavimentação e iluminação”, disse o governador.

As obras de pavimentação asfáltica vão acontecer nas ruas Aurélio Fontana de Paulli, Mário Riesemberg, Nossa Senhora da Salete, Zacarias Goes de Vasconcelos e Hermínio Mills. Já a Rua Gabriel Bughay vai ser recapeada. As obras de iluminação vão contemplar estas regiões e outras áreas da cidade onde é preciso reforçar ou trocar o sistema.

“São investimentos que contemplam calçadas, acessibilidade e galerias para escoamento da água da chuva. Vamos fazer todo o revestimento para acabar com a poeira na frente da casa das pessoas”, disse a secretária estadual de Cidades, Camila Mileke Scucato.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Durante a assinatura, o governador destacou os investimentos que o Governo do Estado tem realizado em União da Vitória em várias áreas, que acompanham o desenvolvimento de toda a região Sul do Paraná. Ao todo, os aportes somam R$ 48,7 milhões em infraestrutura, urbanismo e saúde no município.

“O Estado está muito presente aqui na nossa cidade e agora, mais uma vez, com obras importantes para melhorar a vida dos cidadão de União da Vitória. Obras de pavimentação dão dignidade às pessoas, mudam a cara dos bairros, mas temos que destacar que os investimentos estão acontecendo em diversas áreas diferentes", afirmou o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.

Uma das principais obras em execução na região é a intervenção de contenção e estabilização de taludes da PRC-466 e da PRC-476, que ficam na área do Morro da Dona Mercedes. O aporte da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística é de R$ 31,6 milhões.

A reforma foi iniciada emergencialmente em abril, por conta do risco geológico do morro, com a possibilidade de desmoronamento de pedras na área. O trecho tem um histórico problemático de deslizamentos e quedas de barreiras.

A proteção, que deve ser concluída no primeiro semestre de 2025, está sendo construída em aproximadamente 850 metros da rodovia, dando mais segurança ao trecho que passa por uma encosta que varia de 50 a 90 metros de altura. A medida se complementa com a assinatura do protocolo de intenções do anteprojeto de contenção das cheias do Rio Iguaçu, realizada também nesta quinta-feira, para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos na região.

A cidade também recebeu a revitalização do Morro do Cristo, com R$ 608 mil em investimentos totais, sendo R$ 208 mil da administração municipal e R$ 400 mil do Governo do Estado. Foram construídos um mirante, uma nova escadaria e um mosaico, além de reparos na estátua do Cristo e na capela do local. A expectativa é que as obras permitam que o morro receba mais que o dobro de visitantes, saltando de 45 mil pessoas para 100 mil pessoas por ano.

Na área da saúde, o Estado está construindo um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com capacidade de atendimento de até 12 mil consultas por mês, fruto de um investimento de R$ 13,1 milhões. A unidade, que vai contar com mais de 20 consultórios e salas de exame, deve reforçar o atendimento especializado na região.

Em todo o Paraná, a Secretaria de Saúde está investindo R$ 244,6 milhões para a construção de 14 ambulatórios.

união da vitoria
Foto: Valdelino Pontes/SECID

PRESENÇAS – Estiveram presentes nas assinaturas os secretários estaduais da Justiça, Santin Roveda, e de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; os deputados estaduais Hussein Bakri e Alexandre Curi; e o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro.