Governador entrega casas a famílias de Florestópolis

Obras do Residencial José Alves dos Santos receberam investimentos de R$ 3,3 milhões dos programas Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e Morar Bem Paraná, do governo estadual.
22/02/2019 - 16:40

Quarenta e nove famílias de Florestópolis, na região Norte do Paraná, concretizaram nesta sexta-feira (22) o sonho da casa própria. Elas vão morar no Residencial José Alves dos Santos, inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, e pelo prefeito Nelson Correia Junior.

“É uma felicidade ter a minha própria casa, realizar o sonho da minha família”, disse David Barbosa, um dos novos moradores do residencial. Ele, a esposa Jaqueline Barbosa e as duas filhas já têm planos de fazer um muro e uma edícula ao redor da casa. “Vai melhorar 100% a nossa vida. Já estamos pensando em como vão ficar os móveis, procurando um sofá novo”, acrescentou Jaqueline.

DEMANDA - O governador Ratinho Junior destacou que cerca de seis mil casas populares estão em construção ou em processo de liberação no Paraná. "O programa tem que ser ampliado, porque a demanda é grande e muitas regiões do Estado precisam desse investimento na parte habitacional, que é um grande sonho de todo cidadão”, afirmou. “Para isso, estamos enxugando custos da Cohapar para potencializar recursos destinados a investimentos”.

Ratinho Junior acrescentou que o governo pretende maximizar o apoio às famílias de baixa renda. "O Paraná tem um déficit habitacional de mais de 400 mil casas. Temos que trabalhar também com o setor privado para realizar essas construções", reforçou.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, disse que a função da empresa é concretizar esses sonhos. “O sonho das pessoas nos estimula a buscar a ampliação na oferta de moradias, principalmente para as famílias de baixa renda", afirmou.

FINANCIAMENTO - O conjunto habitacional recebeu investimentos de aproximadamente R$ 3,3 milhões por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e Morar Bem Paraná, do governo do Estado. O financiamento é da Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os imóveis possuem os tamanhos de 38 e 49 metros quadrados e beneficiarão famílias com renda conjunta de R$ 1.200 a R$ 3.700 mensais. Com os subsídios aplicados no projeto, elas pagarão prestações reduzidas, a partir de R$ 321 ao mês.

A Cohapar cuidou do projeto construtivo, do processo licitatório para a contratação da construtora responsável pela execução das obras, do cadastramento e da seleção das famílias beneficias. O governo do Paraná arcou com as instalações das redes de energia, água e esgoto do conjunto habitacional por meio de parcerias com Copel e Sanepar.

TERRENOS – A prefeitura de Florestópolis foi responsável pela doação dos terrenos e apoio técnico ao projeto. O prefeito Nelson Correia Junior ressaltou a parceria com todos os entes públicos para a construção das moradias. "Entramos com o terreno, a Cohapar com a infraestrutura e os governos estadual e federal com recursos. Tivemos muito cuidado para fazer uma casa com boa estrutura, desde o asfalto, para oferecer qualidade para as famílias", pontuou.

VIDA NOVA - A dona de casa Cleusa dos Santos Amaral comemorou o fato de se mudar para imóvel próprio. “Eu moro com a minha filha. Agora vai mudar bastante coisa, porque a casa é minha. Quero fazer um muro antes de mudar e estou ansiosa para comprar os móveis”.

Para a auxiliar de serviços gerais Grasieli Junqueira, o sonho da casa própria se efetivou antes mesmo do esperado. “Fiz a inscrição em novembro do ano passado e já me ligaram para juntar os documentos”, afirmou. Ela morava em uma casa emprestada da família e agora se sente mais segura para garantir o futuro das duas filhas. “É uma garantia para elas. Foi pensando nelas que fiz todo o esforço para conseguir ela casa própria”.

Todas as 49 casas ganharam mudas de quaresmeira, árvore tradicional da Mata Atlântica que dá flores rosas ou roxas.

PRESENÇAS - Participaram do evento o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Wlademir Roberto dos Santos; o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; a secretária da Saúde de Florestópolis, Caroline Ricci Paduanéllo; o vice-prefeito de Florestópolis, Nilson Soares; o presidente da Câmara de Vereadores de Florestópolis, vereador José Antônio de Moraes; e os deputados estaduais Alexandre Curi, Cobra Repórter e Tiago Amaral.