O governador Carlos Massa Ratinho Junior se encontrou nesta segunda-feira (14) com os prefeitos Buddy Dyer, de Orlando, Jerry Demings, do Condado de Orange County, para discutir programas turísticos e a possibilidade de incluir a Flórida como destino das próximas edições do Ganhando o Mundo. A agenda aconteceu após a visita ao PortMiami, no qual o governador anunciou que Paranaguá ganhará um novo terminal específico para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros nos próximos anos.
A primeira agenda foi com Buddy Dyer. Orlando tem uma relação de irmandade com Curitiba, o que pode facilitar processos burocráticos e apoio logístico para intercâmbios estudantis. Em 2024, dos 50 alunos paranaenses que fizeram intercâmbio do Ganhando o Mundo nos Estados Unidos, apenas um ficou na Flórida, em Winter Garden, a cerca de 25 quilômetros de Orlando.
Desde então o Ganhando o Mundo já ganhou duas novas edições (2025, com alunos em viagem, e 2026, com inscrições abertas), mas dessa vez contemplando países como Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Os EUA são parceiros com Ganhando o Mundo Agrícola, que acontecerá no segundo semestre deste ano. Cem alunos dos colégios agrícolas do Paraná vão passar um período de estudos no Estado de Iowa, um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
Orlando é uma das cidades mais visitadas dos Estados Unidos e do mundo por causa do Walt Disney World. A cidade possui mais de 100 mil quartos de hotéis e o turismo emprega mais de 230 mil pessoas na região. A cidade também é um centro financeiro e líder em atendimento e pesquisas na área da saúde, com a segunda maior universidade do estado da Flórida (University of Central Florida).
- Guerra tarifária global pode virar oportunidade para produtos do Paraná, afirma Ratinho Junior
- Paraná é o estado que mais avançou em conectividade rural no último ano, segundo Anatel
"O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio incrível, que promove desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes da rede pública. Recentemente expandimos a edição de 2026 para chegar a 2 mil alunos. Será a maior da história. E já estamos prospectando parceiros para o futuro. Em Orlando, além da ambientação em um país de primeiro mundo, os estudantes podem ter contato com esse universo do turismo e do entretenimento, que é um dos segmentos comerciais que mais crescem no mundo", disse o governador.
Ele também apresentou ao prefeito um panorama do turismo do Paraná, com a vocação de Foz do Iguaçu, que, além das Cataratas, vai ganhar nos próximos anos uma antena do museu Pompidou. Ratinho Junior também citou a temporada de cruzeiros, a Ilha do Mel e o fluxo de quase 1 milhão de turistas estrangeiros no Estado em 2024.
No encontro com Jerry Demings, Ratinho Junior também foi apresentado às particularidades da administração de um condado, particularidade dos Estados Unidos. O Condado de Orange é um dos 67 da Flórida. É composto por 13 localidades no total, sendo dez cidades e três vilas (Eatonville, Oakland e Windermere). Ele ressaltou que no Paraná a Agência de Assuntos Metropolitanos trabalha com Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado para favorecer as potencialidades das maiores cidades e suas regiões metropolitanas.
A DG4Business, que é representante da Invest-PR para os Estados Unidos, ajudou a organizar as agendas, que contaram com o apoio do cônsul-geral do Brasil em Orlando, João Lucas Quental, da presidente de Central Florida Brazilian American Chamber of Commerce, Caroline Fisher, e de Fernanda Makarios, da DG4Business.