Governador destaca união dos poderes para enfrentar a pandemia

Em solenidade no TJ-PR, Ratinho Junior lembrou o repasse, pelo Judiciário, de R$ 100 milhões ao Fundo Estadual da Saúde. Sessão solene homenageou primeiro magistrado do País a completar 50 anos de atividades.
11/12/2020 - 08:50

O governador Carlos Massa Ratinho Junior enfatizou nesta quinta-feira (10) a importância que a união entre os Poderes do Estado para o enfrentamento da pandemia tem para a população do Paraná. Ele participou da solenidade em que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) homenageou o desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar, primeiro do País a completar 50 anos de atividades jurisdicional.

Ratinho Junior disse que o ano de 2020 trouxe desafios aos gestores públicos. “O ano nos impôs situações que precisam ser enfrentadas com muita responsabilidade”, disse o governador. “O Paraná tem se destacado no enfrentamento da pandemia, nos comprometemos a cuidar da saúde das pessoas, ao mesmo tempo em que nos preocupamos em manter a atividade econômica em funcionamento, para preservar o máximo de empregos e oportunidades de renda aos paranaenses”.

Segundo ele, houve uma grande contribuição dos Poderes neste esforço. “Faço um reconhecimento púbico ao apoio do Tribunal de Justiça do Paraná, que repassou mais de R$ 100 milhões ao Fundo Estadual de Saúde para o enfrentamento da pandemia. Foi, sobretudo, um ato de solidariedade”, ressaltou o governador, lembrando que recurso estava destinado à construção de novas estruturas para ampliar estruturas físicas do Poder Judiciário.

O governador Ratinho Junior recebeu o diploma e a Medalha de Distinção Judiciária, entregues pelo atual presidente do TJPR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e pelo presidente eleito, desembargador José Laurindo de Souza Netto. A Medalha de Distinção Judiciária é um reconhecimento à contribuição do para o aprimoramento da Justiça Estadual do Paraná.

Também foram homenageados com o diploma e a Medalha de Distinção Judiciária, o vice-governador Darci Piana, como presidente licenciado da Fecomércio; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, representado pelo deputado estadual e chefe da Casa Civil, Guto Silva; o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacóia; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Bonilha; o presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo; o juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, atual presidente da Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná); e a procuradora Maria Tereza Uille Gomes, pelo Conselho Nacional de Justiça.

O desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar foi condecorado com a Medalha de Excelência Judiciária.

Para manter o distanciamento social, o evento fio transmitido pelo canal do Youtube do TJ-PR e a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes representou os demais colegas da Corte, por meio de videoconferência.