Governador destaca potencial logístico do Paraná a investidores de Toronto

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu na noite deste sábado (11) em Toronto, no Canadá, com o senador Victor Oh e investidores dispostos a ampliar negócios no Brasil, dando sequência à agenda internacional no país norte-americano. O encontro contou com a presença do embaixador do Brasil no Canadá, Carlos França.
13/05/2024 - 09:00

Ratinho Junior apresentou dados econômicos do Estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,8% em 2023, além da valorização dos ativos ambientais, uma vez que 32% da matriz econômica do Paraná já é considerada verde. Ele lembrou, também, que o Estado receberá nos próximos anos um aporte superior a R$ 55 bilhões com a concessão de lotes rodovias federais e estaduais, no maior pacote do País e da América Latina. Atualmente dois já foram leiloados e estão sob administração de concessionárias e outros dois devem ir a leilão em 2024.

“A infraestrutura do Paraná passa por um processo de transformação com as concessões de rodovias em andamento. Ao melhorar a nossa infraestrutura, o custo dos nossos produtos cai, e consequentemente teremos mais competitividade no mercado internacional. É isso que esse grande pacote ajuda a fazer: reposicionar o Paraná como uma região próspera e muito relevante para o mundo”, frisou Ratinho Junior. "No Paraná o empresário que gera emprego e renda tem todas as condições para crescer a ampliar negócios”.

Na encontro, o governador também apresentou dados que demonstram que o Paraná tem localização estratégica, o que facilita a exportação de bens de consumo para países como Argentina, Paraguai e estados do Sudeste. “Temos o Porto de Paranaguá, que foi eleito pelo quarto ano consecutivo o mais eficiente do Brasil, a movimentação em nossos aeroportos não para de crescer depois que eles foram concedidos para a iniciativa privada, e estamos com a Nova Ferroeste sendo licenciada. Essa integração de modais ajuda muito o empresário que investe no Estado”, disse.

Ratinho Junior também respondeu perguntas de empresários que estão prospectando investir no Paraná. O encontro foi articulado por Victor Oh, que trabalha com as questões relacionadas ao comércio internacional, pequenas empresas e empreendedorismo. Ele é conhecido por sua defesa das relações bilaterais entre o Canadá e a Ásia, especialmente a China, visando promover oportunidades econômicas e cooperação mútua.

MONTREAL – No domingo (12), em Montreal, no Quebec, Ratinho Junior se reuniu com o diplomata canadense e ex-cônsul geral do Canadá em São Paulo Stéphane Larue, que ocupa o posto de presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O objetivo é aprofundar as possibilidades de parcerias com o país norte-americano, dando sequência à Paraná Infrastructure Round Table, rodada de negócios promovida na última sexta-feira com fundos de pensão.

COMITIVA – Participaram do encontro os secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, de Planejamento, Guto Silva, de Comunicação, Cleber Mata, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, os deputados estaduais Alexandre Curi e Gugu Bueno, e o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti.