Governador decreta luto oficial de três dias pela morte do procurador Alessandro de Oliveira

O procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira, chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, faleceu nesta quinta-feira (20), aos 45 anos. A causa da morte não foi divulgada. Foi decretado luto oficial de três dias no Estado.
21/05/2021 - 10:50

O governador Carlos Massa Ratinho lamenta a morte do procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira, chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Ele faleceu nesta quinta-feira (20), aos 45 anos. A causa da morte não foi divulgada. Foi decretado luto oficial de três dias no Estado.

Oliveira começou a carreira como procurador em 2004, em Marabá, no Pará. Passou pelas procuradorias de Foz do Iguaçu e Paranaguá, antes de se estabelecer em Curitiba. Ele assumiu o comando da Lava Jato em setembro de 2020. A força-tarefa foi dissolvida e as investigações ficaram a cargo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), para o qual Oliveira migrou, mantendo a atuação nos casos relacionados à operação.

No MPF, o procurador foi conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (2011/2013), coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Paraná (2012/2016) e procurador regional Eleitoral no Estado do Paraná (2013/2017). Integrou, ainda, os Grupos de Trabalho Medidas Cautelares Reais, das câmaras Criminal (2CCR) e de Combate à Corrupção (5CCR).