Governador confirma proposta e incorporação do Uniuv pela Unespar avança

Acordo prevê que a Universidade Estadual do Paraná assuma cursos da Uniuv (Centro Universitário de União da Vitória) e oferte as atividades de ensino gratuitamente aos alunos. Com a incorporação, Estado deve investir R$ 24 milhões por ano a partir de 2028, quando processo será finalizado.
20/06/2024 - 19:40

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (20) a proposta de incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na região Sul do Estado, à Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A oferta prevê que a gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição municipal seja estadualizada.

Na prática, a medida faz com que os cursos de administração, engenharia civil, educação física, sistemas de informação e odontologia do Uniuv passem a ser ministrados e geridos pela Unespar no futuro. A medida também vai fazer com que os cursos sejam ofertados gratuitamente aos alunos, caso a proposta seja aprovada pela instituição, pela Prefeitura de União da Vitória e a Câmara de Vereadores.

Após a finalização de todo o processo de transição, a previsão é que o Governo do Estado invista R$ 24 milhões por ano na estrutura.

“Esta incorporação será uma das grandes propulsoras de desenvolvimento de União da Vitória e da região Sul. As nossas universidades estaduais estão entre as melhores do Brasil, nós investimos muito na educação superior e a Unespar, com esta proposta, tem tudo para se tornar uma referência ainda mais importante”, afirmou Ratinho Junior.

PROCESSO – A viabilidade do processo já foi analisada e aprovada pela Unespar, levando em conta a demanda regional pelos cursos e a capacidade da estrutura estadual para absorver a estrutura municipal. “A Unespar tem sete câmpus em seis cidades, sendo uma das três principais universidades estaduais do Paraná. Esta incorporação vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, além de fortalecer a nossa instituição, que passará de 80 para 85 o número de cursos ofertados em todo o Estado”, afirmou a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino.

Além daqueles que poderão ser incorporados pela Unespar, o Uniuv atualmente oferece outros oito cursos. A proposta determina que eles sejam mantidos pela Unespar até que todos os alunos que já estão matriculados se formem. As instalações atuais do Uniuv serão a sede da Unespar em União da Vitória. Outros ativos patrimoniais do Uniuv seriam doados à instituição de ensino estadual.

“Chegando a um entendimento de que esta proposta é boa para todas as partes, o principal benefício é que ofereceremos os cursos de graduação gratuitamente a todos os alunos. Outro benefício é que União da Vitória também vai se desenvolver, com uma maior oferta de cursos de graduação dentro da rede estadual”, explicou o reitor do Uniuv, Lúcio Kürten dos Passos.

Agora, a proposta será analisada pelo Uniuv. Se ela for aceita, a Câmara Municipal de União da Vitória precisa aprovar a cessão dos professores para a Unespar para que o processo siga adiante. A Assembleia Legislativa do Paraná também precisa autorizar a sequência da incorporação. A expectativa é que todos os trâmites sejam realizados a tempo do vestibular de 2025 já ser organizado pela universidade estadual.

UNIUV – O Centro Universitário de União da Vitória é uma instituição municipal, que cobra mensalidades dos alunos por ter sido criada antes da Constituição de 1988. Apesar da cobrança, a instituição passa por dificuldades financeiras, que seriam controladas com a incorporação. Ao estadualizar a estrutura, os cursos se tornariam gratuitos aos alunos.

De acordo com a proposta, os professores e funcionários da Uniuv seriam mantidos por um tempo até que o Estado possa recompor o quadro com servidores concursados.

INVESTIMENTOS – O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é formado por sete universidades estaduais que, juntas, ofertam 19.105 vagas anuais para 440 cursos de graduação presencial, em 29 municípios. A incorporação dos cursos da Uniuv à Unespar ampliará o catálogo de cursos, proporcionando o acesso ao ensino superior público para mais estudantes.

O Governo do Estado estimula a interiorização da educação superior para melhorar as condições de vida e trabalho dos cidadãos em todo o Estado. Além disso, o Paraná é o estado que mais investe proporcionalmente no ensino superior. Em 2024, as áreas de ciência, tecnologia e ensino superior atingiram o orçamento recorde de R$ 708,9 milhões.

OUTRAS AÇÕES – Também nesta quinta-feira, o governador assinou o protocolo de intenções para a contratação do anteprojeto para contenção de cheias no Rio Iguaçu. Em busca da solução mais viável, o documento vai levar em consideração os 17 estudos existentes para minimizar os impactos das enchentes na região. O investimento do Governo do Estado apenas nesta etapa é de R$ 5,2 milhões. Ratinho Junior assinou ainda a ordem de serviço para a realização de obras de pavimentação e instalação de iluminação pública em União da Vitória. Os investimentos nas obras de recape, asfaltamento e iluminação serão de R$ 18,5 milhões.

UNESPAR
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia de apresentação da proposta os secretários de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; das Cidades, Camila Mileke Scucato; e os deputados estaduais Hussein Bakri e Alexandre Curi.