Governador Ratinho Junior lamenta morte da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone

Esposa do prefeito Rafael Greca foi uma figura marcante na capital paranaense, conhecida principalmente por sua dedicação às causas sociais e com os mais vulneráveis.
20/08/2024 - 14:40

Em nome do Governo do Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior manifestou profundo pesar pelo falecimento da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, ocorrido nesta terça-feira (20). Esposa do prefeito Rafael Greca, ela foi uma figura marcante na capital paranaense, conhecida principalmente por sua dedicação às causas sociais e com os mais vulneráveis.

“A cidade de Curitiba perdeu hoje a sua primeira-dama. Eu perdi uma amiga, uma entusiasta do desenvolvimento do nosso Paraná”, inicia a nota de Ratinho Junior.

“Genuinamente, a Margarita simbolizava o amor: o amor pelo marido, o amor pela cidade que ajudou a cuidar e o amor pelo povo do Paraná. Descanse em paz, Margarita. Nós continuaremos aqui, ao lado do prefeito Greca, trabalhando para fazer aquilo que você tanto gostava: ver os ‘curitibinhas’ sorrirem. Descanse em paz sabendo que a nossa gratidão será permanente por tudo aquilo que você fez pela cidade. Aos amigos e familiares o meus sentimentos nesse momento de profunda dor”, conclui o governador.

Natural de Curitiba, Margarita construiu sua carreira e família na Capital paranaense. Formou-se em Economia, trabalhou com jornalismo e também ministrou aulas de língua e literatura francesa, além de estudar arqueologia e história da arte. Ao lado de Greca, a quem acompanhou durante toda a sua trajetória pública, ela se destacou pela atuação humanitária, obtendo amplo reconhecimento pelo seu trabalho em prol dos menos favorecidos e sua dedicação à Curitiba.

Como primeira-dama, liderou diversas iniciativas voltadas ao bem-estar da população, com destaque para projetos de inclusão social e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Uma das suas principais ações foi a criação da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, em 1993. Também ocupou a presidência da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Em suas redes sociais, Rafael Greca lamentou a perda da esposa, com quem dividiu a maior parte da vida. “Com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida”, diz um trecho da publicação.

A missa em homenagem a Margarita será nesta quarta-feira (21), às 15h, no Memorial de Curitiba. O sepultamento acontecerá na sequência, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. O prefeito também solicitou aos amigos que desejarem prestar homenagens à primeira-dama que, em vez de enviarem coroes de flores, façam doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou artigos ao Disk Solidariedade.