Giovana Madalosso participa da programação especial da Biblioteca Pública

A autora dos romances “Suíte Tóquio” e “Tudo Pode Ser Roubado” discutiu com a plateia como as mulheres podem organizar seu tempo e espaço para produzir os próprios textos.
Publicação
08/03/2022 - 17:10
Editoria

A escritora curitibana Giovana Madalosso apresentou nesta terça-feira (8), no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba, a palestra “Mulheres e escrita: um tempo só seu”. Em sua fala, ela citou trechos de livros e depoimentos de escritoras sobre os papéis da mulher nas diversas instâncias e representatividade feminina na literatura.

A autora dos romances “Suíte Tóquio” e “Tudo Pode Ser Roubado” discutiu com a plateia como as mulheres podem organizar seu tempo e espaço para produzir os próprios textos. A palestra é parte da programação da BPP de março, que uniu o mês da mulher às comemorações dos 165 anos da instituição. 

"Ler escritoras mulheres abre perspectivas para entender o mundo de outra maneira. De 117 laureados com o Nobel de literatura só 16 são mulheres. Quantas mulheres brilhantes já perdermos para a divisão de tarefas injusta imposta pelo patriarcado?", afirmou Giovana.

Uma das obras discutidas foi "Um Quarto Só Seu", de Virgína Woolf. "Quase chorei lendo um trecho da Woolf na companhia de mulheres e homens feministas, iluminada pelos vitrais da biblioteca que tanto me iluminou", disse.

Quem perdeu, tem uma nova oportunidade de acompanhar a palestra nesta quarta-feira, dia 9, às 14h30.

PROGRAMAÇÃO – A programação da BBP ainda tem cursos, palestras, sessões de cinema, apresentações teatrais, bate-papos e atrações para crianças. 

GALERIA DE IMAGENS