Começam nesta segunda-feira (03) e seguem até 5 de março as inscrições para o CapacitaSuas, que tem o objetivo de garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A ideia é dar continuidade às ações de educação permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos Estados e municípios.
A capacitação é ofertada por meio de parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, responsável pela Política da Assistência Social no Paraná, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar).
Ao todo, são três módulos de capacitação que devem ocorrer durante 2025. O primeiro terá como tema “Atualização em Formulação de Plano Municipal de Assistência Social”, e oferece 997 vagas em todo o Estado.
Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, as capacitações contínuas são fundamentais para o fortalecimento da assistência social em todo o Paraná.
“Quando falamos da assistência social, precisamos inicialmente quebrar preconceitos. São mais do que necessárias essas capacitações porque fortalecem a rede de assistência, os servidores e gestores que enfrentam os desafios no dia a dia. Solicitamos a todos os gestores municipais que indiquem seus técnicos, que farão o planejamento da área, para que seja uma gestão com altos níveis de execução e resultados”, destacou.
Para se inscrever, os gestores da assistência social devem delegar seus técnicos. As inscrições podem ser feiras por meio no link https://sites.uvpr.pr.gov.br/sedef/.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná em exercício, Jamil Abdanur Júnior, esse programa de capacitação é importante para assegurar a assistência social mais eficiente. "Ao aprimorar as competências dos técnicos que atuam no Sistema Único de Assistência Social, estamos qualificando o atendimento e promovendo a inclusão social, reduzindo desigualdades e garantindo que as políticas públicas alcancem o propósito de transformar as vidas dos cidadãos paranaenses de forma efetiva e humanizada", afirmou.
Para Renata Mareziuzek dos Santos, coordenadora da Política da Assistência Social da Sedef, essas capacitações são essenciais para a boa execução das ações. “Os cursos oferecidos pelo CapacitaSuas trazem atualizações sobre legislações, diretrizes e novas abordagens para o enfrentamento de vulnerabilidades sociais, garantindo que os profissionais estejam preparados para os desafios contemporâneos”, disse.
Ao todo, serão três módulos de capacitação, totalizando 4 mil vagas, com carga total de 40 horas. Confira abaixo os próximos temas:
Curso I – Atualização em Formulação de Plano Municipal de Assistência Social – 997 vagas
Curso II – Atualização sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Básica – 1.772 vagas;
Curso III – Atualização sobre o Reordenamento da Proteção Social Especial – 1.231vagas.