Gestão e educação na saúde: Estado promove conferência para fortalecimento do SUS

Nos dois dias serão definidas propostas oriundas das conferências macrorregionais – 12 serão encaminhadas à Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro, e 18 serão trabalhadas na própria esfera estadual. Haverá, ainda, a eleição de 64 delegados para o evento nacional.
24/07/2024 - 14:19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES/PR), abriu nesta quarta-feira (24) as atividades da 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Paraná (1ª CEGTES/PR), que se estende até quinta-feira (25), em Curitiba. O tema é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”.

O evento, com cerca de 400 participantes, visa promover discussões fundamentais sobre a gestão do trabalho e da educação no setor da saúde, das esferas federal, estadual e municipal buscando construir propostas e diretrizes que possam contribuir para o aprimoramento contínuo do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos dois dias do evento serão definidas propostas oriundas das conferências macrorregionais – 12 serão encaminhadas à Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro, e 18 serão trabalhadas na própria esfera estadual. Haverá, ainda, a eleição de 64 delegados que vão representar usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS no evento nacional.

Para Solange Rothbarth Bara, diretora interina da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), o evento promove o debate e ressalta a importância do aperfeiçoamento no aprendizado, possibilitando ações concretas. “São dias de muito movimento em prol do SUS, com o apoio dos municípios. As propostas aqui discutidas serão levadas até Brasília, permitindo dar maior amparo e garantir mais força às políticas de saúde pública”, afirma.

Além das votações, haverá palestras, grupos de trabalho e outras atividades com o intuito de estimular o debate e a troca de experiências entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços.

PRESENÇAS – A mesa de abertura contou com as presenças da secretária-adjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde, Laise Rezende de Andrade; do presidente do CES/PR, Fabio Stahlschmidt; do vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), André Luis Campitelli; e os coordenadores da Comissão Organizadora da 1ª CEGTES, Rafael Gomes Ditterich e Rosalina Batista.