Ganhando o Mundo: mais estudantes desembarcam em Curitiba e Londrina

Nesta quarta-feira (10), mais 48 intercambistas do Ganhando o Mundo que estavam na Austrália desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba. Outros 20 estudantes chegaram a Londrina, vindos da Nova Zelândia.
Publicação
10/07/2024 - 18:33
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Nesta quarta-feira (10), mais 48 intercambistas do Ganhando o Mundo desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Os alunos foram recebidos com festa por familiares e amigos, após terem viajado à Austrália onde estudaram, por seis meses, curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, além de aprimorarem seus conhecimentos na língua inglesa. 

Com o desembarque de hoje, a etapa australiana do Ganhando o Mundo 2024 chega ao fim, com todos os 250 intercambistas enviados ao país já de volta para casa. Ao todo, mil alunos participaram da edição 2024 do programa. Destes, 250 foram para a Austrália, 400 para o Canadá, 50 para a Inglaterra e 250 para a Nova Zelândia.

Outros 20 estudantes chegaram a Londrina, vindos da Nova Zelândia. Desde o mês junho, cerca de 850 desses estudantes já retornaram ao Paraná.

“O desembarque marca o sucesso da jornada internacional de aprendizagem desses adolescentes, que foram selecionados entre mais de 12 mil candidatos em 2023. Essa experiência não só ampliou seus horizontes educacionais, mas também proporcionou um crescimento pessoal significativo”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os pais e a irmã de Maysa Beatriz Pra viajaram oito horas de Flor da Serra do Sul, no Sudoeste do Estado, até São José dos Pinhais para receber a filha. “A saudade era muito grande e estávamos ansiosos para reencontrá-la. Por isso, enfrentamos a chuva e a neblina na estrada para estarmos aqui”, disse a mãe, Líria Borges dos Santos.

“Foi difícil no início da viagem, porque sou muito tímida e nunca tinha dormido fora de casa antes. Mas aos poucos fui me acostumando, me fortalecendo, fazendo novos amigos, e sinto que amadureci demais nesse período. Valeu muito a pena”, completa Maysa.

PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesa da América do Norte, Europa e Oceania.

Depois dos estudantes, 96 professores e pedagogos cursistas e formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação” também foram contemplados pela iniciativa com a criação da modalidade Ganhando o Mundo Professores, com intercâmbios para o Canadá e Finlândia.

Ainda neste ano, será a vez de 200 gestores das escolas estaduais irem para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto.

GALERIA DE IMAGENS